Lula entregará prêmio a Chico Buarque, vetado por Bolsonaro
Honraria foi anunciada em 2019, na gestão do ex-presidente
Monique Mello - 13/02/2023 18h03 | atualizado em 13/02/2023 20h18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá entregar o Prêmio Camões ao compositor Chico Buarque, em Lisboa, Portugal, no final de abril. O petista vai aproveitar que fará uma visita oficial ao país. A informação foi divulgada pelo jornal português Diário de Notícias.
A honraria foi anunciada em 2019, mas o então presidente Jair Bolsonaro (PL) não assinou o diploma. Pela tradição, o diploma é assinado pelos presidentes dos dois países. Na época, Bolsonaro chegou a dizer que assinaria “até 2026”.
– Chico Buarque? Eu tenho prazo? Até 31 de dezembro de 2026, eu assino – respondeu a jornalistas.
Em seu perfil no Instagram, o músico reagiu: “A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prêmio Camões”.
O Prêmio Camões de Literatura foi criado em 1988 para homenagear autores de língua portuguesa que tenham “contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural” do idioma. Trata-se de uma iniciativa dos governos do Brasil e de Portugal, e o prêmio é de 100 mil euros, dividido entre os dois países.
Já foram agraciados nomes como Raquel de Queiroz, Jorge Amado, Silviano Santiago, Mia Couto, Lygia Fagundes Telles e José Saramago.
Lula, ao informar que entregaria o prêmio ao compositor, alfinetou o ex-presidente, dizendo que ele “teve um comportamento totalmente antiBrasil e antidemocrático”.
Leia também1 Claudia Raia mostra mansão, e web cita verba da Rouanet
2 Ministra quer Lei Rouanet atendendo a diversidade do país
3 Lei Rouanet: Governo aprovou R$ 610 milhões em projetos
4 Lula manda aumentar cachê de artistas via Lei Rouanet
5 Bolsonaro sobre Lei Rouanet na gestão Lula: "Recomeçou a festa"