Leia também:
X Homem é atropelado, foge de hospital e morre em acidente

Lula é absolvido em processo sobre obstrução de Justiça

Acusação apontava que ex-presidente tentou atrapalhar as investigações da Lava Jato

Jade Nunes - 12/07/2018 13h53 | atualizado em 12/07/2018 14h17

O ex-presidente Lula Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi absolvido em um processo no qual era acusado de obstrução de Justiça. O responsável pela decisão foi o juiz da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Ricardo Leite.

A acusação é de 2016 e apontava que Lula havia atrapalhado as investigações da Lava Jato ao se envolver em um esquema para tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores da operação.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, Bernardo Cerveró, filho do ex-presidente da estatal, gravou o ex-senador Delcídio do Amaral prometendo auxílio financeiro de R$ 50 mil mensais para a família de Cerveró e honorários de R$ 4 milhões para o advogado Édson Ribeiro, que, na época, estava à frente da defesa.

Cerveró, então, não mencionaria Lula na delação premiada, assim como o pecuarista José Carlos Bumlai, o banqueiro André Esteves e os demais acusados.

O juiz Ricardo Leite, no entanto, considerou as provas insuficientes já que estavam baseadas somente em delações premiadas.

Além do ex-presidente da República, também foram absolvidos no mesmo processo o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, André Esteves, Édson Ribeiro, José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai.

Esta foi a primeira vez que Lula foi absolvido nos processos pelos quais responde.

Leia também1 1 ano da condenação de Lula: Relembre início do processo
2 PGR quer desembargador que soltou Lula investigado no STJ
3 Juiz Sérgio Moro pode ter sua segurança reforçada

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.