Leia também:
X Polícia faz a maior apreensão de maconha da história

Lucas 12 e Lava Jato: Como são nomeadas operações policiais

Policiais analisam os fatos investigados, suspeitos envolvidos e até objetivo da ação para "batizar" operações

Paulo Moura - 27/08/2020 13h25

Polícia Federal cumpre mandados em operação Foto: Divulgação/PF

Nomes de operações policiais são itens que geralmente chamam bastante a atenção de quem acompanha os noticiários. Seja pelo uso de palavras incomuns ao cotidiano, como Termópilas, ou pela curiosa criatividade dos agentes para conectar o termo aos fatos investigados, como a atual Lucas 12, é inegável que essas palavras, ou expressões, ganham o imaginário popular e ficam gravadas na história, como a Lava Jato, por exemplo. Porém, sempre fica o questionamento: Como esses nomes são escolhidos?

Segundo um investigador da Polícia Civil da Bahia, a escolha do nome das ações é feita em conjunto, porém, há casos em que a operação já vem batizada por outros órgãos, como o Ministério Público, por exemplo.

– Normalmente quem preside o inquérito policial daquela ação que está é o delegado de polícia, e juntamente com ele tem as equipes de investigação. Então é um conjunto, ou pode ser o próprio delegado junto a unidade policial, ou o Ministério Público – diz o policial.

Para o “batismo” das operações, as autoridades analisam quesitos como as características do crime ou do suposto acusado, para que o nome escolhido tenha alguma referência com o fato que está sendo apurado pelos policiais.

– Quando a gente descobre que o suposto autor é ligado uma denominação religiosa, por exemplo, nós usamos um termo bíblico ou algo que faça essa referência, até mesmo de uma forma lúdica, que vá levar a gente ao nosso objetivo, que é prender o criminoso ou as várias pessoas envolvidas nesse delito – afirma o investigador.

O policial usou como exemplos algumas operações recentes realizadas na Bahia, como a Estroinas, que apura a fraude em licitações para compra de equipamentos de combate ao Covid-19 e cuja palavra escolhida quer dizer “quem se comporta de maneira leviana e irresponsável e quem gasta dinheiro inconsequentemente ou acaba com os bens que possui”. As vezes, porém, a escolha pode também ter relação com o objetivo da ação.

– Elas são escolhidas pelos policiais que estão coordenando a operação, muitas vezes ela tem relação com o alvo, ou com o assunto e algumas vezes tem relação com o propósito, digamos, se é para fechar o cerco com relação a uma quadrilha, pode ser o nome ‘Tolerância Zero’, por exemplo – afirmou a assessoria da Secretaria de Segurança Pública.

Confira abaixo alguns dos nomes “diferentes” escolhidos para operações policiais, seus significados e o que elas investigaram:

Operação Highlander: referência ao guerreiro escocês imortal do século XVI, desvendou quadrilha que desviou durante mais de 30 anos R$ 120 milhões da Previdência Social.
Operação Lava-Jato: surgiu após a descoberta do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava a jato de automóveis para movimentar recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações criminosas inicialmente investigadas.
Operação Deus Tá Vendo: responsável pela prisão de pastores evangélicos envolvidos em fraudes na venda de veículos.
Operação Ctrl + Alt + Del: investigou uma quadrilha de hackers especializados na violação de sigilo bancário.
Operação Cana Brava: investigou a sonegação de impostos no setor sucroalcooleiro.
Operação Firula: prendeu empresários suspeitos de realizar crimes financeiros a partir de transferências de jogadores de futebol.
Operação Ratatouille: prendeu o empresário Marco Antônio de Lucca, acusado de subornar agentes públicos para garantir favorecimento em licitações de serviços de alimentação para escolas e presídios.
Operação Salve Jorge: uma referência a novela de Glória Perez e investigou o tráfico de pessoas.

Leia também1 Membro do PSL pede cassação do mandato de Flordelis
2 Lucas 12: Como a Bíblia se conecta com o caso Flordelis
3 Filha de Flordelis pesquisou na web por 'assassino onde achar'
4 Deputado federal diz que vai pedir cassação de Flordelis
5 Quem é quem na operação que indiciou Flordelis e parentes?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.