Leia também:
X Menino de 6 anos morre atingido por trem e madrasta é presa

Lista tríplice: Veja os favoritos à segunda vaga de ministro do STF

Indicados por lideranças evangélicas são considerado 'terrivelmente evangélicos'

Gabriela Doria - 06/10/2020 17h57 | atualizado em 06/10/2020 18h04

Jackson Di Domenico, William Douglas e José Eduardo Sabo Paes Arte: Pleno.News

Após a promessa do presidente Jair Bolsonaro de que indicaria um evangélico para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal, lideranças evangélicas escolheram três nomes e os indicaram ao presidente para a vaga.

A lista tríplice, revelada pelo pastor Silas Malafaia em um vídeo, traz os nomes do desembargador aposentado Jackson di Domenico, do procurador José Eduardo Sabo Paes, e do juiz federal William Douglas. Este último, segundo Malafaia, recebeu apoio de 90% de todos os líderes que assinaram a lista tríplice.

Veja abaixo o perfil de cada um.

JACKSON DI DOMENICO
Desembargador eleitoral no Distrito Federal no biênio de 2017/2019, Jackson Di Domenico é advogado e doutorando em Direito Constitucional. Ele foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer para a vaga deixada por Telson Luís Ferreira no Tribunal Regional Eleitoral do DF.

Entre os casos de repercussão em que atuou, está a Operação Caixa de Pandora. Deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2009, a operação desmantelou um esquema milionário de corrupção no governo do Distrito Federal, ainda sob a gestão de José Roberto Arruda (PL).

Domenico também é sócio-fundador da Domenico Advogados. O escritório é especializado nas áreas de direito tributário, empresarial e agronegócio.

JOSÉ EDUARDO SABO PAES
Integrante do Ministério Público Federal, no Distrito Federal, José Eduardo Sabo Paes é, atualmente, procurador distrital dos direitos do cidadão. Paes também é coordenador da força-tarefa contra a Covid-19 no DF.

No MPDFT, onde trabalha há mais de 30 anos, Paes já atuou como promotor de Justiça, curador de fundações, diretor-geral e procurador–geral de Justiça. Ele é doutor em Direito Constitucional pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha.

Sua experiência na área de Direito Constitucional recai sobre o terceiro setor, fundações, direitos, código civil e Ministério Público.

WILLIAM DOUGLAS
William Douglas Resinente dos Santos é juiz federal da 4ª Vara Federal de Niterói, no Rio de Janeiro, sendo o mais antigo do TRF-2. É professor universitário e acadêmico em Direito. Além de ser bacharel, ele também possui pós-graduação em Políticas Públicas e Governo e mestrado em Estado e Cidadania. Já exerceu as atividades de advogado, delegado de polícia e defensor público. O magistrado também é escritor e já produziu mais de 50 livros, com mais de 1,2 milhão de cópias vendidas. Entre eles estão os best sellers As 25 Leis Bíblicas do Sucesso, Como Passar em Provas e Concursos e Os 10 Mandamentos para Uma Vida Melhor.

Douglas também já recebeu diversos prêmios por suas contribuições à sociedade, sendo quatro medalhas militares, três prêmios pelo trabalho de inclusão social e racial e várias medalhas civis. É um dos autores da proposta de criação dos Juizados Especiais Federais, de 1994. Entre seus trabalhos com preocupação social mais emblemáticos estão a Missão Vida, que recupera pessoas em situação de rua; a Educafro, pela inclusão racial e social; o Coletivo Justiça Negra Luiz Gama e o Projeto Cristolândia, da CBB, do qual foi coordenador de empreendedorismo.

Em recente entrevista ao Pleno.News, o magistrado comentou a possibilidade de ser indicado ao STF.

– Não fui sondado. Fico grato pelas manifestações de apoio e confiança, mas a indicação é atribuição exclusiva do presidente – afirmou.

Leia também1 Kassio Nunes diz ser 'juiz que respeita decisão do Parlamento'
2 CCJ marca sabatina de Kassio Nunes para o dia 21 de outubro
3 Se Deus quiser nós teremos um pastor no STF, diz Bolsonaro
4 Malafaia a Bolsonaro: "Espere de mim lealdade e sinceridade"
5 Indicar pro STF é como escalar a Seleção Brasileira, diz presidente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.