Leia também:
X Comissão da Câmara arquiva projeto do Escola Sem Partido

Liga de países árabes envia carta alertando Jair Bolsonaro

Grupo afirmou que transferir embaixada para Jerusalém pode prejudicar relação entre os países

Gabriela Doria - 11/12/2018 16h40 | atualizado em 11/12/2018 17h46

Futuro presidente pretende transferir embaixada de Israel para Jerusalém Foto: Reprodução/Instagram

A Liga Árabe entregou uma carta ao Itamaraty alertando Jair Bolsonaro sobre as possíveis consequências da transferência da embaixada brasileira em Israel para Jerusalém. O texto foi assinado pelo secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, e entregue ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

– Dar um passo como esse não apenas atingiria os interesses palestinos, mas também reduziria drasticamente as oportunidades de alcançar uma paz mais ampla – diz um trecho do comunicado.

A carta pede ainda que Bolsonaro “considere o ponto de vista árabe como uma maneira de preservar a duradoura amizade”.

O comunicado da Liga Árabe relembra a forte relação econômica entre o Brasil e os países do Oriente Médio. O último balanço mostrou que as transações com o bloco de 22 países árabes injetou cerca de 7,1 bilhões de dólares no Brasil. O carro-chefe das negociações é a exportação da carne e o Brasil desponta como um dos maiores exportadores de carne halal do mundo – tipo de carne produzida conforme as leis muçulmanas mandam.

TRANSFERÊNCIA DA EMBAIXADA
A iniciativa de transferir a embaixada para Jerusalém, reconhecendo a soberania do estado de Israel, será discutida em Brasília por embaixadores de países árabes. Com a decisão, Bolsonaro alinha sua política externa com a dos Estados Unidos de Donald Trump.

Com a mudança, Bolsonaro põe fim à tradicional posição adotada pelo Brasil, de apoiar uma solução pacífica com a criação de dois Estados. No entanto, o anúncio da transferência foi recebido com bons olhos pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O líder israelense já confirmou presença na cerimônia de posse de Jair Bolsonaro.

 

Leia também1 Austrália reconhece Jerusalém como capital de Israel
2 Witzel quer importar táticas de Israel para combater crime
3 Jair Bolsonaro não deve recuar sobre embaixada em Israel

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.