Leia também:
X Bolsonaro visita fazenda de recuperação de dependentes

Lava Jato diz que históricos do Telegram foram excluídos

Procuradores afirmaram, em nota, que apagaram conversas após ataque hacker em abril

Henrique Gimenes - 19/06/2019 19h50

Procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

Nesta quarta-feira (19), a força-tarefa da operação Lava Jato no Paraná divulgou uma nota dizendo que seus procuradores apagaram as mensagens e desativaram as contas no Telegram após os aparelhos terem sido invadidos por hackers.

No texto, eles dizem ainda que “vários de seus integrantes vêm constatando ataques criminosos às suas contas no aplicativo “Telegram”, inclusive com sequestro de identidade virtual” desde abril.

“Tendo em vista a continuidade, nos dias subsequentes, das invasões criminosas e o risco à segurança pessoal e de comprometimento de investigações em curso, os procuradores descontinuaram o uso e desativaram as contas do aplicativo ‘Telegram’ nos celulares, com a exclusão do histórico de mensagens tanto no celular como na nuvem”, continua a nota.

A força-tarefa diz ainda que chegou a reativar as contas para “evitar sequestros de identidade virtual”, mas que isso não resgata o história de mensagens excluídas.

Veja a nota completa:

Diante de questionamentos apresentados em sessão da CCJ do Senado Federal e de matérias veiculadas na imprensa nesta quarta-feira, 19 de junho, a força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) informa que desde abril vários de seus integrantes vêm constatando ataques criminosos às suas contas no aplicativo “Telegram”, inclusive com sequestro de identidade virtual.

Tendo em vista a continuidade, nos dias subsequentes, das invasões criminosas e o risco à segurança pessoal e de comprometimento de investigações em curso, os procuradores descontinuaram o uso e desativaram as contas do aplicativo “Telegram” nos celulares, com a exclusão do histórico de mensagens tanto no celular como na nuvem.

Houve reativação de contas para evitar sequestros de identidade virtual, o que não resgata o histórico de conversas excluídas. Também imediatamente após as constatações, e antes que houvesse notícia pública sobre a investida hacker, a força-tarefa comunicou os ataques à PGR e à Polícia Federal em Curitiba, que, uma vez que não prejudicaria as linhas investigatórias em curso, orientou a troca dos aparelhos e dos números de contato funcionais dos procuradores.

Ainda, conforme divulgado em 14 de maio, a PGR determinou a instauração de um procedimento administrativo para acompanhar a apuração de tentativas de ataques cibernéticos a membros do Ministério Público Federal.

Leia também1 Bolsonaro diz que Sergio Moro é um "patrimônio nacional"
2 Moro: "Se tiver irregularidade, eu saio. Mas não houve"
3 Desempenho de Moro no Senado empolga redes sociais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.