Leia também:
X Dallagnol diz que não pretende trocar o Podemos pelo Novo

Lanchonete pagará R$ 30 mil por vetar trans em banheiro fem

Ao questionar onde era o banheiro feminino, a mulher trans de 29 anos foi orientada a ir para o banheiro masculino

Leiliane Lopes - 13/02/2023 17h06 | atualizado em 14/02/2023 14h19

Identificação de banheiros Foto: Pixabay

Um restaurante da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, terá que indenizar uma mulher trans por causa do uso do banheiro. No começo de 2022, uma mulher trans de 29 anos entrou no estabelecimento e perguntou a direção do banheiro feminino, mas o funcionário indicou o masculino.

No processo, Julie Correia denuncia a lanchonete por transfobia e pede uma indenização no valor de R$ 30 mil. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou o pedido e condenou o restaurante a pagar o valor.

– A identidade de gênero é uma escolha pessoal. À sociedade, resta a função de romper com o paradigma [padrão] da patologia estruturada sob a doutrina binária [feminino ou masculino] e transmutar-se [mudar] para o plano de construções de identidade de gênero por meio da cultura e do meio social – diz Castro Neto, relator do caso.

A defesa do estabelecimento, representado pelo advogado Reginaldo Mascarenhas, nega que houve crime de transfobia, pois a mulher trans não foi impedida de usar o banheiro. A empresa irá recorrer da decisão.

– O juiz de segunda instância se apega a essa suposta fala dizendo que no jornal o dono equipara ela a um ladrão, e isso, além de não ter acontecido, não faz parte do reclamo. Inclusive, inexistiu o impedimento dela usar o banheiro, por isso, o juiz de primeira instância foi tão certo na decisão – diz o advogado.

Leia também1 Turquia prende saqueadores e os condena a cintadas
2 Flamengo é processado por não usar número 24 na Copinha
3 Carla Zambelli diz que visitará manifestantes presos na Papuda
4 Urach alega que foi despejada e faz boletim contra o ex
5 Líder do PT na Câmara divulga ato contra presidente do BC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.