Leia também:
X Após Lula, Justiça manda soltar o ex-ministro Zé Dirceu

Kirchner e Alberto Fernández celebram soltura de Lula

Os dois foram eleitos para a Presidência da Argentina

Gabriela Doria - 08/11/2019 21h03 | atualizado em 08/11/2019 22h02

Alberto Fernández e Cristina Kirchner comemoraram soltura de Lula Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, e a ex-mandatária e futura vice-presidente do país, Cristina Kirchner, comemoraram a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida nesta sexta-feira (8) após uma mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão após condenação em segunda instância.

– Comove a força de Lula para enfrentar essa perseguição (somente essa definição serve para o processo judicial arbitrário ao qual foi submetido). Sua integridade mostra não só o compromisso, como a imensidão desse homem. Viva Lula Livre! – escreveu no Twitter o político peronista, que assumirá a presidência no dia 10 de dezembro.

Fernández pediu várias vezes a soltura de Lula neste ano e, em julho, chegou a visitá-lo na prisão em Curitiba, o que gerou os primeiros atritos com o atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que já anunciou que não viajará a Buenos Aires para sua posse.

Por sua vez, Cristina Kirchner, que está em Cuba visitando sua filha Florencia, que recebe tratamento médico no país caribenho, também mostrou alegria pela libertação de Lula.

A também senadora, que responde na Justiça argentina por processos de corrupção durante seu período no poder, fez alusão ao “lawfare”, conceito usado para definir a suposta guerra jurídica contra lideres opositores.

– Termina hoje uma das maiores aberrações do Lawfare na América Latina: a privação ilegítima da liberdade do ex-presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. #LulaLivre – afirmou a futura vice-presidente.

A soltura de Lula aconteceu na véspera do início, em Buenos Aires, da segunda reunião do Grupo de Puebla, um grupo de líderes latino-americanos de esquerda, entre eles sua sucessora na presidência, Dilma Rousseff, e o ex-presidente uruguaio José Mujica. O discurso inaugural ficará a cargo de Alberto Fernández.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Após Lula, Justiça manda soltar o ex-ministro Zé Dirceu
2 Jornalista da Globo chama Jair Bolsonaro de ex-presidente
3 Eduardo sobre Lula livre: "Dia triste para quem é honesto"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.