Leia também:
X Entidades questionam atuação de Alcolumbre no Senado

Kassio Nunes plagiou advogado em dissertação de mestrado

Indicado ao STF copiou trechos de artigos e não citou autor original

Gabriela Doria - 07/10/2020 16h41 | atualizado em 07/10/2020 17h43

Kassio Nunes é acusado de plagiar advogado em dissertação de mestrado Foto: Reprodução/AnotaBahia

O desembargador Kassio Nunes, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar um vaga no Supremo Tribunal Federal, teria apresentado uma dissertação de mestrado à Universidade Autônoma de Lisboa com “trechos inteiros copiados de artigos publicados na internet por um advogado”. A informação é da revista digital Crusoé.

– Kassio Marques concluiu a dissertação em 2015. Um levantamento feito por Crusoé nas 127 páginas do trabalho, que garantiu ao desembargador o título de mestre em direito, mostra que passagens inteiras são idênticas a trechos de textos do advogado Saul Tourinho Leal, integrante da banca de advocacia do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto. Tourinho Leal é piauiense, assim como Kassio Marques – apontou a publicacão.

Ainda de acordo com o levantamento, o trabalho acadêmico reproduz até um erro de português de um dos artigos do advogado, em claro trabalho de “copia e cola” sem revisão.

A Crusoé afirma ter utilizado a ferramenta Plagium, recurso gratuito disponível na internet que serve para identificar trechos idênticos em sites diferentes. Segundo a pesquisa, há mais de dez passagens na dissertação Nunes copiadas de trabalhos de Tourinho Leal.

Apesar de ser um recurso bastante utilizado em trabalhos acadêmicos, a utilização de artigos de outros pesquisadores não é proibida, desde que contenha referência ao autor original dos trechos, contendo nome do pesquisador e bibliografia da obra consultada. No caso de Nunes, Tourinho não foi citado nenhuma vez, configurando plágio.

Outro ponto curioso identificado pela Crusoé é que o arquivos do texto da dissertação, disponível na internet, traz o nome Saul como autor do documento. Esta informação põe em dúvida, portanto, de que não só uma inspiração, o advogado possa ter contribuído pessoalmente para a obra.

Leia também1 Malafaia diz que Universal faz "jogo nojento" ao apoiar Kassio
2 Feliciano: "Um juiz para o STF não pode ter partido político"
3 Kassio Nunes assume que não fez pós-graduação na Espanha
4 Universidade nega curso de pós que Kassio Nunes diz ter feito
5 Kassio Nunes diz ser 'juiz que respeita decisão do Parlamento'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.