Leia também:
X Evangelista Franklin Graham irá ao Rio para evento especial

Justiça quebra o sigilo bancário do pastor Valdemiro Santiago

Apóstolo é réu em um processo por falta de pagamento de aluguel da Igreja Mundial de Guararema

Thamirys Andrade - 02/03/2021 16h49 | atualizado em 02/03/2021 16h58

Fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago

O pastor Valdemiro Santiago teve o sigilo bancário quebrado pela Justiça de São Paulo, em uma investigação que apura se o patrimônio da Igreja Mundial do Poder de Deus confunde-se com o de seu fundador. O apóstolo é réu em um processo por falta de pagamento de aluguel na sede de Guararema (SP). O débito soma R$ 22 mil.

O atual presidente da entidade em exercício, Mateus Machado de Oliveira, é acusado no mesmo processo é também teve a confidencialidade de suas contas bancárias quebradas.

O proprietário do imóvel alugado defende que Valdemiro e Matheus arquem com o valor da dívida, mas os pastores argumentam que o débito é da entidade, e eles não podem ser responsabilizados.

– Valdemiro Santiago não faz parte do contrato social da igreja nem assinou o contrato de locação como fiador – dizem os advogados de defesa.

Os advogados de acusação, contudo, afirmam que o líder religioso acumula patrimônios, enquanto “sua organização” acumula “inadimplências”.

– Corrobora a essa temática o conhecido abastamento de bens ostentados pelo “apóstolo”. Por outro lado, quando se procede a uma simples consulta de CNPJ, questiona-se como pode o “representante-mor” da organização viver de forma nababesca, acumulando patrimônios, ao mesmo tempo em que “sua organização” apresenta exponencial crescimento em número de igreja simultâneo a um “score” de baixíssima credibilidade (98% de possibilidade de inadimplência)”, afirmou o advogado.

A juíza Monica Di Stasi, da 3ª Vara Cível de São Paulo decidiu, então, pela quebra do sigilo bancário durante o período de vigência do contrato, que vai de agosto de 2018 a janeiro de 2021.

Leia também1 Igreja é multada em R$ 373 mil por culto durante lockdown
2 Venezuela: Cristãos recebem alta após ataque e líder presta queixa
3 Evangelista Franklin Graham irá ao Rio para evento especial
4 Em redes sociais, pastores respondem a perguntas inusitadas de cristãos
5 Lilith: Internautas debatem se a "misteriosa" personagem existiu

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.