CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Governo de SP dá reajuste de 12,84% a professores

Justiça manda Greenwald pagar indenização a Joice

Ele havia criticado a deputada em suas redes sociais no ano passado

Henrique Gimenes - 21/02/2020 20h58 | atualizado em 21/02/2020 21h39

Glenn Greenwald Foto: Reprodução

Uma notícia ruim para o jornalista Glenn Greenwald. A Justiça do Distrito Federal (DF) determinou que ele deve pagar uma indenização no valor de R$ 3 mil à deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP). O motivo foi uma publicação feita pelo fundador do site The Intercept Brasil em suas redes sociais. A informação foi dada pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

Em agosto do ano passado, Greenwald escreveu, em sua conta do Twitter, sobre um processo contra Joice no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. Ela havia sido denunciada por plágio.

– Somente no PSL uma pessoa expulsa da profissão de jornalista por plágio reincidente poderia ser a porta-voz da ética no jornalismo – escreveu.

Em sua decisão, o juiz Flavio Augusto Martins Leite, do Tribunal de Justiça do DF, afirmou que Glennwald “excedeu os limites” da livre manifestação com a ofensa.

Além disso, o magistrado apontou que a publicação não trazia fatos reais, já que “as penas aplicadas foram de advertência e suspensão”.

Joice havia pedido uma indenização no valor de R$$ 50 mil.

Deputada Joice Hasselmann Foto: Reprodução

Leia também1 Conselho arquiva processo contra Carla Zambelli
2 PSL tenta suspender de novo deputados ligados a Bolsonaro


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo