Leia também:
X Eduardo Bolsonaro é acusado de ameaça de morte

Justiça libera demissão em massa na Estácio de Sá

Universidade mandou embora 1200 professores, mas rescisão tinha sido barrada por liminar concedida aos funcionários

Gabriela Doria - 18/12/2017 20h46 | atualizado em 19/12/2017 10h32

Nesta segunda-feira (18), o desembargador José Geraldo da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, aceitou um mandado de segurança da Universidade Estácio de Sá que libera a demissão de 1200 docentes. Agora, a instituição poderá rescindir contrato com professores de todo o Brasil.

Universidade Estácio de Sá estaria realizando demissão em massa para recontratar docentes sob a nova lei trabalhista Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) concedeu uma liminar que suspendia as demissões de docentes em todo o Brasil. Essa liminar foi revogada nesta segunda-feira.

Na semana passada, o Ministério Público do Trabalho recebeu uma denúncia de que a Estácio de Sá estaria demitindo docentes em massa para recontratá-los sob as condições da nova lei trabalhista. O MPT também está investigando uma denúncia que diz que os professores foram retirados de sala de aula e obrigados a assinar a rescisão. Há também a suspeita de que o critério para a demissão seria a idade, uma vez que dos 104 funcionários demitidos no Rio de Janeiro, 81 deles têm idade entre 50 e 81 anos.

Leia também1 INSS: Quem ganha menos que o mínimo contribuirá com 8%
2 Governo publica MP que altera Reforma Trabalhista
3 Ministro acredita que 3 mil sindicatos devem desaparecer

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.