Leia também:
X STJ decide suspender ação contra ex-presidente Temer

Justiça Federal em São Paulo suspende seleção do Sisu

Decisão manterá, entretanto, o prazo de inscrição

Pleno.News - 24/01/2020 21h32

Justiça Federal em SP suspendeu seleção do Sisu, mas manterá prazo de inscrição Foto: Agência O Globo/Fotoarena/Aloisio Mauricio

A Justiça Federal em São Paulo determinou a suspensão da etapa de seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) após o término do período de inscrição, que acabará no domingo (26). A decisão acatou o pedido da Defensoria Pública da União feito em razão dos erros no cálculo da nota do Enem de cerca de 6 mil candidatos.

A decisão determinou ainda que o Inep, instituto responsável pelo Enem, comprove em até cinco dias, que a revisão das notas nas quais foram encontradas falhas foi considerada para a readequação das notas de todos os candidatos ao Enem e que todos os participantes que pediram a revisão tiveram o pedido reavaliado, ainda que não atendido, e receberam resposta.

O juiz Hong Kou Hen indeferiu o pedido da Defensoria para prorrogar o período de inscrições. Segundo sua decisão, apenas a seleção após essa etapa deve ser suspensa, o que impedirá a divulgação da lista de aprovados.

– Não há fundamento fático a justificar a intervenção judicial quanto ao lapso destinado às inscrições no Sisu, considerando que não existe qualquer óbice a que os participantes do Enem, prejudicados ou não pela falha do corréu Inep, realizem regularmente a inscrição no processo de seleção. Por outro lado, o pedido de suspensão do processo de seleção do Sisu, no caso, após o término do prazo de inscrição fixado pelo MEC, revela-se plausível, considerando que a partir desse momento, os potenciais danos aos estudantes prejudicados pela falha do Inep são concretos, pois seriam levados em consideração no processo de seleção, notas do Enem inidôneas – escreveu.

*Folhapress

Leia também1 MPF pede à Justiça suspensão do Sisu por erros no Enem
2 Justiça obriga MEC a revisar nota do Enem de participante
3 MPF recomenda que MEC suspenda inscrições do Sisu

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.