Leia também:
X Temer diz ver ‘conspiração’ para tirá-lo da Presidência

Justiça alerta para fraudes em anúncios de emprego online

Empresas estão impondo carga horária abusiva e salários incompatíveis

Gabriela Doria - 16/10/2017 17h01 | atualizado em 18/10/2017 11h51

Num país onde mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas, fica difícil não se submeter às condições de contratação impostas pelas empresas – mesmo que elas estejam desrespeitando as leis de trabalho. De olho no crescente número de queixas, o Ministério Público do Trabalho de Campinas divulgou um alerta para que as pessoas tomem cuidado com anúncios de emprego fraudulentos. Somente neste ano, o órgão registrou 210 denúncias deste gênero.

Vagas de emprego devem seguir a legislação e os direitos trabalhistas Foto: Pixabay

De acordo com a legislação, fraudes trabalhistas podem acontecer de diversas formas: carga horária abusiva; salário incompatível com a profissão; remuneração abaixo do piso; restrição por gênero e trabalhar de graça em troca de “experiência” ou mesmo em troca de moradia são maneiras de burlar a lei.

Segundo a orientação do MPT, ao se deparar com esse tipo de anúncio, o usuário poderá prestar um queixa formal junto ao órgão. Para isso, basta preencher o formulário online disponível no site da instituição.

E a insatisfação com os anúncios foi além da denúncia formal. Uma página no Facebook está divulgando as vagas surreais existentes no mercado. Em pouco mais de um mês, eles já conseguiram 100 mil curtidas. Diariamente, os seguidores enviam cerca de 500 sugestões de “vagas ruins”.

LEIA TAMBÉM
+ Natal pode gerar 73 mil vagas temporárias, segundo CNC
+ Entrevista de emprego: As 10 perguntas mais comuns
+ Coluna Economia e Sociedade: Empreendedorismo na era da informação

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.