Leia também:
X Lula sobre Bolsonaro: ‘Aquele jeitão bruto do interior de SP’

Juíza Ludmila Grilo: “Corregedor foi indicado por Lula para o STJ”

#SomosTodosLudmila e #SomosTodosDraLudmila estiveram entre os assuntos mais comentados do Twitter

Pleno.News - 23/09/2022 11h35 | atualizado em 23/09/2022 12h12

Ludmila Lins Grillo em audiência pública (2019) Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

Um dia depois de o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abrir uma reclamação disciplinar sobre a conduta da juíza Ludmila Lins Grilo, ela usou as suas redes sociais para divulgar uma imagem do ministro Luis Felipe Salomão, junto da informação de que em 2008 ele foi indicado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) pelo atual candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que cumpria seu segundo mandato, na época.

Salomão assumiu uma cadeira junto ao CNJ em agosto deste ano. O despacho que determina a abertura da reclamação contra Ludmila afirma que há indícios de que ela tenha violado dispositivos da Lei Orgânica da Magistratura e do Código de Ética da categoria, ao se manifestar nas redes sociais de “forma explícita acerca de processos judiciais em curso – inclusive mediante juízos depreciativos -, postura essa que pode ter violado deveres funcionais inerentes à magistratura”.

Embora a magistrada não tenha sido formalmente citada para se defender, ela usou as redes sociais para comentar o caso. As hashtags #SomosTodosLudmila e #SomosTodosDraLudmila estiveram ranqueadas entre os assuntos mais comentados do Twitter na quarta-feira (21).

Também no Twitter, usuários chamaram o ministro de “perseguidor profissional” e disseram que as instâncias superiores se tornaram “escritórios de advocacia da esquerda”.

Um dos objetos de investigação do CNJ é a possível proximidade da juíza com Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista que comandava o canal Terça Livre, retirado do ar por determinação judicial. Em outubro de 2021, Ludmila teria usado suas redes para divulgar a nova plataforma do influenciador, a quem ela se referiu, nesta quarta, como seu amigo, reforçando a admiração intelectual pelo trabalho de Santos.

Ludmila terá 15 dias para se defender na reclamação disciplinar. O prazo começará a correr a partir do dia em que ela receber o documento da citação.

*AE

Leia também1 Pesquisa Brasmarket aponta Bolsonaro com 44,9% e Lula 31%
2 PDT pede que TSE proíba lives de Bolsonaro no Alvorada e Planalto
3 “Se foi fiasco, deixa eu mostrar”, diz Bolsonaro sobre discurso
4 Após crítica a pesquisas, Lira indica que Folha vestiu carapuça
5 Justiça ordena remoção de matérias sobre imóveis da família Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.