Leia também:
X Ex-governador do Rio de Janeiro vira réu pela 22ª vez

Juiz Sérgio Moro determina prisão do ex-presidente Lula

Ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo do tríplex do Guarujá

Henrique Gimenes - 05/04/2018 18h07 | atualizado em 05/04/2018 18h37

Juiz Sérgio Moro determina prisão do ex-presidente Lula Foto: EFE/Sebastião Moreira

Nesta quinta-feira (5), o juiz federal Sérgio Moro determinou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida acontece após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar o pedido de habeas corpus preventivo de Lula na madrugada desta quinta.

No pedido, o magistrado solicita a apresentação voluntária de Lula à Polícia Federal em Curitiba. “Concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão”, escreve.

No despacho, Moro ainda esclarece que “em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.

“Os detalhes da apresentação deverão ser combinados pela defesa com o delegado da Polícia Federal Maurício Valeixo, que também Superintendente da Polícia Federal no Paraná”.

Em janeiro, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a condenação de Lula no processo relativo ao tríplex do Guarujá e aumentou a pena para 12 anos e um mês. O juiz Sérgio Moro havia condenado o ex-presidente a nove anos e seis meses no ano passado.

Na acusação, o Ministério Público Federal (MPF) afirma que Lula teria recebido propina da empreiteira OAS por meio do imóvel localizado no Guarujá, em São Paulo. Ele é acusado de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O ex-presidente, no entanto, nega as acusações.

Leia também1 Liminar no STF questiona prisão após segunda instância
2 Ricardo Arruda comenta sobre ataque a caravana de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.