Leia também:
X Senador José Serra defende parlamentarismo no Brasil

Juiz decreta prisão preventiva de Carlos Arthur Nuzman

Marcelo Brêtas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, atendeu pedido feito pelo MPF

Henrique Gimenes - 09/10/2017 21h50 | atualizado em 10/10/2017 12h47

Juiz Marcelo Brêtas determina prisão preventiva de Carlos Arthur Nuzman Foto: Divulgação

O juiz federal Marcelo Brêtas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, aceitou o pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) pedindo que a prisão do presidente afastado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, fosse transformada em preventiva. Nuzman estava preso desde a última quinta-feira (5) e sua prisão temporária iria vencer nesta terça-feira (10).

Na decisão, Bretas também prorrogou a prisão temporária do braço-direito de Nuzman, Leonardo Gryner, ex-diretor do COB e do Comitê Rio 2016. A dupla foi acusada de pagar propina para jurados escolherem o Rio de Janeiro como cidade olímpica.

Carlos Arthur Nuzman e Leonardo Gryner irão agora ficar presos por tempo indeterminado.

Segundo o MPF, o presidente afastado do COB teria utilizado dinheiro da Rio 2016 para pagar o escritório do advogado Nélio Machado. Em email enviado no dia 25 de setembro deste ano, Nuzman diz que a Diretoria Estatutária do Comitê Rio 2016 aprovou contrato de prestação de serviço com o escritório de advocacia. O valor do contrato foi de R$ 5,5 milhões. Na ocasião, ele já havia sido levado coercitivamente para depor.

Na decisão, o juiz Marcelo Brêtas afirma que “na fase atual da investigação, o MPF apresenta robustos elementos de prova em relação a Carlos Nuzman, que vão além de mera colaboração e já indicam a prática do delito de pertinência à organização criminosa”.

LEIA TAMBÉM
+ COB é retirado do COI após prisão de Nuzman
+ Paris promete primeiros Jogos Olímpicos ecológicos em 2024

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.