Leia também:
X Moraes veta bispo em grupo de oração na casa de Jair Bolsonaro

Juiz auxiliar do gabinete de Moraes deixa atuação no STF

Rafael Henrique Janela Tamai Rocha estava no gabinete do ministro desde abril de 2024

Paulo Moura - 26/09/2025 10h55 | atualizado em 26/09/2025 11h56

Juiz Rafael Henrique, que era auxiliar de Moraes Foto: Reprodução/Print de vídeo STF

O juiz Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, que atuava como auxiliar no gabinete do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), deixou oficialmente o cargo nesta sexta-feira (26). A portaria com o desligamento do magistrado da função havia sido assinada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, no último dia 15 de setembro, mas só foi publicada no Diário Oficial nesta sexta.

Com a medida, Tamai Rocha volta a ter dedicação exclusiva ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), onde ele é lotado. O juiz atuava no gabinete de Moraes na Suprema Corte desde abril do ano passado. Ao longo desta semana, o nome do juiz foi citado como um dos alvos da cassação de vistos realizada pelo governo dos Estados Unidos contra pessoas ligadas a Moraes.

A saída de Tamai Rocha é mais uma das diversas baixas no corpo de juízes auxiliares do gabinete do ministro nos últimos meses. Em março deste ano, o juiz André Salomon Tudisco havia deixado o apoio a Moraes também para retornar ao TJSP. Ele atuava no gabinete do ministro desde junho de 2024.

Em dezembro do ano passado, quem já havia deixado a atuação como juiz auxiliar de Moraes foi um dos nomes mais conhecidos do gabinete do ministro, o juiz Airton Vieira, que chegou a fazer desabafos em áudios que foram vazados à imprensa, nos quais disse que não aguentava mais seu trabalho “em termos físicos, psicológicos e emocionais”. No mesmo mês, também tinha sido oficializada a saída do juiz Rogério Sampaio.

Leia também1 Netanyahu ordena transmissão do discurso na ONU em Gaza
2 Presidente do Conselho de Ética define relator do caso Eduardo
3 Rapper P. Diddy pede anulação de vereditos ou novo julgamento
4 Ex-diretor do FBI que investigou Donald Trump é indiciado
5 Donald Trump pode visitar Jair Bolsonaro no Brasil, diz colunista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.