Leia também:
X Governador Wilson Witzel institui a Academia Setur-RJ

Jornalista demitido d’O Globo aponta racismo como motivo

Ele foi demitido após publicar vídeo do editor de Esportes comemorando gol do Flamengo

Gabriela Doria - 05/12/2019 20h23

Adalberto Neto foi demitido do jornal O Globo Foto: Reprodução

Um funcionário demitido do jornal O Globo na última quarta-feira (4) afirma que seu desligamento foi por motivos racistas. O jornalista Adalberto Neto foi mandado embora após divulgar um vídeo em que o editor de Esportes do jornal, Márvio dos Anjos, comemora um gol do Flamengo.

Em um pronunciamento feito no Instagram, Adalberto afirma que não foi informado o verdadeiro motivo do desligamento. Ele disse ainda que a direção do jornal teria dito ao chefe do repórter que a demissão estava acontecendo pelo “conjunto da obra”.

– A mim, realmente, não foi informado o motivo da minha demissão. Meu editor apenas disse que foi um pedido da direção pelo “conjunto da obra”. Cheguei a perguntar de que “obra” se referia, mas ele não soube responder (ou não podia) – iniciou.

Adalberto revela ainda que não foi o único a fazer vídeos sobre a partida dentro da redação.

– E se a “obra” foi mesmo o vídeo que fiz, acho muito curioso só eu ser desligado da empresa, sem nem tomar uma advertência prévia. Para quem tem o mínimo de letramento racial, é impossível não racializar essa minha demissão. E não vim aqui culpar a empresa, nem a direção, nem o meu editor – admitiu.

Apesar da repentina demissão, o jornalista afirma ter gratidão à empresa e aconselha os chefes a darem mais espaço à diversidade racial no jornal.

– E se eu puder dar um conselho: aumentem o número de profissionais pretos nos cargos de liderança. Entre os editores executivos, só há uma mulher preta, que é incrível. A diversidade não é bacana apenas no campo da discussão nem para mostrar que estamos antenados com o momento, em que a questão se tornou urgente – escreveu.

Ele encerra o pronunciamento declarando que não tem o objetivo de difamar ninguém.

– E só para reforçar: o motivo desse meu pronunciamento não tem o menor intuito de difamar algo ou alguém. Em todas as lutas dessa vida, é importante que estejamos todos juntos. O inimigo nunca é o outro, mas certas formas de pensar, que levam a certas maneira de agir – finalizou.

Leia também1 Após cirurgia, Gloria Maria faz primeira aparição pública
2 João Kleber sobre trajetória na TV: 'Ganhei da Globo'
3 Após deixar a Globo, Glenda assina contrato com o SBT

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.