Leia também:
X Senado aprova MP que dá 7 dias para Anvisa avaliar vacinas

João Doria deve colocar todo estado de SP na fase vermelha

No entanto, escolas devem permanecer abertas

Pleno.News - 02/03/2021 21h01 | atualizado em 03/03/2021 12h13

João Doria cumprimenta Joe Biden pelo Twitter
Governador de SP, João Doria Foto: Secom/Leon Rodrigues

O governo de São Paulo avalia a possibilidade de colocar todo o estado na fase vermelha a partir desta quarta-feira (2), mas com escolas abertas. A secretaria estadual de Saúde divulgará uma nota nesta terça-feira (2), à qual o Estadão teve acesso, dizendo que não há decisão sobre fechamento das escolas.

A nota é assinada pelo próprio secretário da Saúde de SP, Jean Gorinchteyn, e diz que ele “esclarece que a afirmação dada à rádio CBN nesta terça sobre o funcionamento das escolas trata de opinião pessoal e que até o momento não foi debatida com a Secretaria de Estado da Educação”.

Ele afirma ainda que as “novas medidas de enfrentamento da pandemia ainda estão em discussão entre o governo de SP e o Centro de Contingência do Coronavírus no estado”.

O secretário de Educação, Rossieli Soares, não é a favor do fechamento das escolas, mesmo em caso de o estado ir para a fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, programa paulista de combate à Covid-19. Um decreto estadual, de dezembro, garante a abertura da educação em todas as etapas do plano.

Segundo o Estadão apurou, Rossieli se surpreendeu com a fala de Gorinchteyn. O titular da Educação sequer participou das reuniões nesta terça-feira do centro de contingência. Dentro do comitê, há integrantes que defendem aumentar restrições em todo o estado, para conter o avanço da pandemia.

EXEMPLO EUROPEU
Durante a segunda onda do coronavírus na Europa, países como Reino Unido, França e Alemanha deixaram as escolas abertas mesmo durante o lockdown. A França, por exemplo, está com a educação funcionando desde janeiro, com bares, restaurantes e comércio fechado. O Reino Unido manteve a escola aberta para as crianças mais vulneráveis e, na semana que vem, reabre para todos, mesmo com o restante dos serviços fechados.

Segundo o Estadão apurou, Rossieli vai defender que São Paulo adote o modelo europeu para os integrantes do comitê, de fechar a escola por último.

*Estadão

*Estadão

Leia também1 4 hospitais de SP chegam a 100% de lotação em UTIs de Covid-19
2 Mandetta faz as pazes com o DEM, que apoiará ex-ministro
3 Secretário de Doria: 'Pessoas vão morrer de fome' com lockdown
4 Curado da Covid-19, Carlos Alberto de Nóbrega recebe alta
5 "Queremos trabalhar": A luta do setor de bares no lockdown de SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.