Itamaraty recebe críticas por adiantar ida de embaixador ao Irã
Cargo em Israel está vago desde maio de 2024
Pleno.News - 24/06/2025 17h00 | atualizado em 24/06/2025 17h38

O Itamaraty antecipou a posse de André Veras Guimarães como novo embaixador do Brasil no Irã. Ele deve assumir o cargo até o fim desta semana, mesmo em meio à tensão entre o Irã, Israel e os Estados Unidos. A informação é da Coluna do Estadão.
Guimarães ainda está no Brasil e deve chegar a Teerã por via terrestre, já que o espaço aéreo está fechado. A embaixada brasileira no Irã está sem titular desde a aposentadoria de Eduardo Gradilone, no início do ano.
O nome de Guimarães foi aprovado pelo Senado no fim de maio, com 38 votos favoráveis. O diplomata é formado em Direito e atua na diplomacia desde 1996.
FEDERAÇÃO ISRAELITA CRITICA GOVERNO BRASILEIRO
A decisão do governo brasileiro gerou críticas da Federação Israelita do Estado de São Paulo. Em nota, a entidade disse que a medida “representa uma clara desvalorização das relações históricas e diplomáticas entre Brasil e Israel”.
Segundo a federação, “a escolha de acelerar o envio de um representante ao Irã, ao passo que se esvazia simbolicamente a presença diplomática em Israel, é um sinal grave de desequilíbrio e uma ruptura com a tradição diplomática brasileira”.
O Brasil está sem embaixador em Israel desde maio de 2024, quando o presidente Lula (PT) decidiu retirar o representante após atritos com o governo de Benjamin Netanyahu. Não há previsão de nova nomeação.
A nota também afirma que a decisão é “diplomaticamente irresponsável” e “revela uma lamentável insensibilidade com o momento delicado vivido por milhares de famílias israelenses”.
Para a federação, a medida “flerta com o antissemitismo ao ignorar o sofrimento do povo judeu” e representa “uma escolha ideológica equivocada”. A entidade pediu que o governo “retome o caminho da responsabilidade diplomática, da moderação e do respeito mútuo”.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Israel afirma na ONU que Trump merece ganhar o Nobel da Paz
2 Celso Amorim diz que o "Brasil não tem lado" sobre Israel e Irã
3 Caso Larissa Manuela: Padrasto confessa assassinato da criança
4 Erika Hilton sobre maquiadores: "Continuaremos trabalhando"
5 Oposição aciona Conselho de Ética e MPF contra Erika Hilton