Idosa de 100 anos se recupera da Covid após 17 dias hospitalizada
Dona Helena Tortorella seguirá com tratamento em casa junto da família
Thamirys Andrade - 25/04/2021 16h32 | atualizado em 25/04/2021 16h36

Aos 100 anos de idade, dona Helena Tortorella Pinheiro Machado pousou para foto com a plaquinha da vitória contra a Covid-19 nas mãos e um sorriso no rosto. Ela deixou o Hospital Estadual de Botucatu no último dia 15 de abril, após ficar 17 dias internada em unidades de saúde da região.
– Tenho 100 anos. Não posso falar muito porque estou cansada. Estava com uma doença e, graças a Deus, consegui a cura. Estou curada do vírus porque este hospital é uma preciosidade. Funcionários dedicados e amigos. A todos o meu grande reconhecimento – declarou ela.
Dona Helena apresentou os primeiros sintomas da doença no mês de março e teve o quadro clínico agravado nos dias seguintes. A equipe médica do Hospital das Clínicas da Unesp, contudo, optou por não intubá-la, visto que ela estava fragilizada e poderia não resistir ao procedimento.
Quinze dias depois, a melhora de Helena era notável, e por isso, foi transferida ao Hospital Estadual de Botucatu, onde permaneceu por dois dias até receber alta.
Conforme sua neta, Estela Pinheiro, revelou ao portal G1, a senhora centenária se tornou o “xodó” da equipe médica durante o tempo em que esteve hospitalizada.

– Quando ela veio para casa, eu perguntei se sentiu solidão e ela disse que não, porque os profissionais cuidaram muito bem dela, mimaram ela. Ela era o ‘xodózinho’. Eles chamavam ela de ‘nossa velhinha’ – relatou.
De agora em diante, o tratamento de dona Helena seguirá em sua própria casa, com auxílio de oxigênio fornecido pelo SUS, e constante supervisão da família, a fim de que ela recupere seu peso e a saúde completa dos pulmões.
Leia também1 Queiroga diz ter garantia de que não faltará recurso para Saúde
2 Fiocruz entrega 5,2 milhões de doses de vacina ao governo
3 Pela 1ª vez em dez meses, Israel não registra mortes por Covid
4 FDA aprova retomada 'imediata' de uso da vacina da J&J nos EUA
5 Incêndio em hospital mata 82 pacientes com Covid no Iraque