Leia também:
X Polícia Federal apura uso de R$ 2,2 bilhões do SUS em 23 estados

Idosa de 100 anos se recupera da Covid após 17 dias hospitalizada

Dona Helena Tortorella seguirá com tratamento em casa junto da família

Thamirys Andrade - 25/04/2021 16h32 | atualizado em 25/04/2021 16h36

Idosa de 100 anos se recupera de Covid-19 após 17 dias internada
Centenária, dona Helena posa com plaquinha da vitória contra o coronavírus Foto: Estela Pinheiro Machado | Arquivo pessoal

Aos 100 anos de idade, dona Helena Tortorella Pinheiro Machado pousou para foto com a plaquinha da vitória contra a Covid-19 nas mãos e um sorriso no rosto. Ela deixou o Hospital Estadual de Botucatu no último dia 15 de abril, após ficar 17 dias internada em unidades de saúde da região.

– Tenho 100 anos. Não posso falar muito porque estou cansada. Estava com uma doença e, graças a Deus, consegui a cura. Estou curada do vírus porque este hospital é uma preciosidade. Funcionários dedicados e amigos. A todos o meu grande reconhecimento – declarou ela.

Dona Helena apresentou os primeiros sintomas da doença no mês de março e teve o quadro clínico agravado nos dias seguintes. A equipe médica do Hospital das Clínicas da Unesp, contudo, optou por não intubá-la, visto que ela estava fragilizada e poderia não resistir ao procedimento.

Quinze dias depois, a melhora de Helena era notável, e por isso, foi transferida ao Hospital Estadual de Botucatu, onde permaneceu por dois dias até receber alta.

Conforme sua neta, Estela Pinheiro, revelou ao portal G1, a senhora centenária se tornou o “xodó” da equipe médica durante o tempo em que esteve hospitalizada.

Idosa de 100 anos se recupera de Covid-19 após 17 dias internada
Equipe hospitalar que tratou dona Helena Foto: Estela Pinheiro Machado | Arquivo pessoal

– Quando ela veio para casa, eu perguntei se sentiu solidão e ela disse que não, porque os profissionais cuidaram muito bem dela, mimaram ela. Ela era o ‘xodózinho’. Eles chamavam ela de ‘nossa velhinha’ – relatou.

De agora em diante, o tratamento de dona Helena seguirá em sua própria casa, com auxílio de oxigênio fornecido pelo SUS, e constante supervisão da família, a fim de que ela recupere seu peso e a saúde completa dos pulmões.

Leia também1 Queiroga diz ter garantia de que não faltará recurso para Saúde
2 Fiocruz entrega 5,2 milhões de doses de vacina ao governo
3 Pela 1ª vez em dez meses, Israel não registra mortes por Covid
4 FDA aprova retomada 'imediata' de uso da vacina da J&J nos EUA
5 Incêndio em hospital mata 82 pacientes com Covid no Iraque

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.