Leia também:
X Novo Conselhão de Lula tem Bela Gil, Felipe Neto e Pe. Lancellotti

IBGE volta a prorrogar fim da coleta e divulgação do Censo

Prazo de coleta agora se estenderá até o dia 28 de maio e a divulgação dos primeiros resultados está prevista para 28 de junho

Pleno.News - 04/05/2023 11h39 | atualizado em 04/05/2023 12h03

IBGE voltou a adiar o fim do Censo Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nova prorrogação na etapa de apuração e coleta de campo do Censo Demográfico 2022, que agora se estenderá até 28 de maio de 2023. A divulgação dos primeiros resultados também foi adiada novamente, a nova data estipulada é 28 de junho.

Segundo o instituto, a decisão de manter o Censo ainda em campo foi resultado de uma “recomendação unânime da Comissão Consultiva do Censo”. A coleta foi iniciada em 1° de agosto de 2022, planejada para se estender inicialmente até o fim de outubro do ano passado. Após uma série de dificuldades, o prazo foi prorrogado sucessivas vezes.

A coleta tem como data de referência as condições em que vivia a população brasileira especificamente no dia 31 de julho de 2022. A extensão da coleta gera preocupações de especialistas sobre a qualidade das informações prestadas, uma vez que os entrevistados precisam responder com precisão informações referentes a meses atrás.

O IBGE chegou a anunciar a conclusão oficial da coleta do Censo em fevereiro deste ano, mas os recenseadores permaneceram em campo tentando reduzir a proporção de não recenseados na população brasileira. Até meados de março, havia estados com mais de 20% da população ainda não recenseada.

No fim daquele mês, o IBGE organizou uma ação nacional de mobilização de recenseamento em favelas, em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) e o Data Favela. A força-tarefa para aumentar a proporção de população recenseada nas favelas ocorreria em 20 estados. O órgão também organizou mutirões de coleta em bairros de alta renda.

*AE

Leia também1 Novo Conselhão de Lula tem Bela Gil, Felipe Neto e Pe. Lancellotti
2 Deputada do PSOL quer obrigar Bolsonaro a vacinar a filha Laura
3 Helicóptero que se dirigia à Agrishow cai e deixa dois mortos
4 Tarcísio: É menos grave Bolsonaro na Agrishow do que o líder do MST na China
5 Estadão: "STF parece perdido na compreensão de seu papel"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.