Horário de verão: Governo Lula nega suposto retorno da medida
Especulação circulou em portais nos últimos dias
Pleno.News - 18/09/2025 16h06 | atualizado em 18/09/2025 18h02

O Ministério de Minas e Energia (MME) negou, nesta quinta-feira (18), a suposta confirmação de retorno do horário de verão neste ano, após especulações circularem em portais na internet. A pasta repetiu que o tema é “permanentemente avaliado” e reafirmou que há pleno atendimento de energia até fevereiro de 2026, conforme avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem reforçado publicamente que o retorno desse mecanismo só ocorreria em caso de real necessidade. Ou seja, se o sistema interligado nacional, em função do período seco, exigisse tal medida para aliviar a demanda em horário de pico.
Contudo, as condições dos reservatórios são favoráveis, de acordo com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). O colegiado vê normalidade ao longo do período seco. Ainda de acordos com a avaliação, a situação é melhor do que no ano passado – quando houve seca histórica.
No período seco, além da menor participação da fonte hidrelétrica na geração de energia, com o cenário escasso de chuvas, a elevação da temperatura acarreta o aumento do consumo devido ao uso de aparelhos de refrigeração nas madrugadas. Ou seja, a demanda fica muito pressionada no momento em que a oferta está reduzida.
O adiantamento dos relógios em uma hora foi amplamente debatido em 2024. A política acabou sendo descartada no ano passado, porque as autoridades do setor elétrico já estavam adotando outras medidas para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico. O mesmo argumento vale para este ano.
Na semana passada o CMSE citou, por exemplo, que poderão ser adotadas medidas para maximizar a produção das Usinas Hidrelétricas (UHEs) de Itaipu e do São Francisco, entre outros recursos, para garantir a segurança do sistema. O grupo setorial também voltou a indicar a possibilidade de reduzir as defluências das UHEs de Jupiá e Porto Primavera, sempre que as condições do sistema permitirem, visando preservar os reservatórios da bacia do Rio Paraná.
*AE
Leia também1 Macron dará "prova científica" de que sua esposa nasceu mulher
2 Trump diz que Jimmy Kimmel foi tirado do ar por "falta de talento"
3 Valdemar Costa Neto enaltece relator do projeto de anistia
4 Pesquisa Quaest aponta que 59% rejeita a reeleição de Lula
5 Relator da anistia, Paulinho da Força é próximo de Moraes



















![Lab [Imagem Ilustrativa] Lab [Imagem Ilustrativa]](https://static.cdn.pleno.news/2022/07/laboratory-gacf16c99b_1920-550x300.jpg)