Herdeiro de Joseph Safra aciona Justiça contra mãe e irmãos
Processo foi aberto nos Estados Unidos
Pleno.News - 07/02/2023 11h37 | atualizado em 07/02/2023 13h30

Alberto Safra, herdeiro de Joseph Safra, acionou a Justiça dos Estados Unidos contra sua mãe, Vicky Safra, e os irmãos Jacob e David. O processo é apontado como mais um capítulo da disputa pela herança bilionária do homem que era o homem mais rico do Brasil até sua morte, em dezembro de 2020. As informações são do Estadão.
O caso foi aberto, na última sexta-feira (3), em Nova Iorque. Alberto diz que seus irmãos diluíram de forma ilegal, em 2019, sua participação na SNBNY (holding que controla o Safra National Bank, um banco americano com 9 bilhões de dólares em ativos, e que não tem relação com o Banco Safra brasileiro).
Com as supostas manobras, a participação de Alberto teria caído de 28% para 13,4%. Sua irmã Esther também teria sido prejudicada, mas conseguiu, posteriormente, ter sua participação elevada.
Na ação, Alberto argumenta que só soube da perda de participação após a morte de seu pai.
Por meio de nota, a família rebateu os argumentos do herdeiro e disse lamentar “o caminho adotado por Alberto”.
Leia o texto, na íntegra:
Poucos meses após receber doação do Sr. Joseph, como antecipação de sua herança, Alberto deixou o Banco Safra, sem atender aos apelos feitos pessoalmente pelo seu pai e iniciou negócio concorrente ao Banco Safra, tendo, inclusive, assediado e contratado vários executivos do Grupo.
Nessa ocasião Sr. Joseph conversou com diversos executivos solicitando que não acompanhassem Alberto em sua empreitada, já que se tratava de uma afronta a ele próprio.
Após diversas recusas de Alberto de mudar seus planos, Sr. Joseph o deserdou e tomou medidas naquele momento.
Agora Alberto promove disputa contra toda a família, dizendo que o pai não teria motivos para fazer o que fez, alegando tratar-se de uma conspiração para prejudicá-lo.
A Família lamenta o caminho adotado por Alberto, que primeiro atentou contra o pai em vida e agora o faz contra sua memória, e refuta suas alegações.
Leia também1 Polícia Federal deflagra 5ª fase de operação contra atos no DF
2 Morre advogado atingido pela própria arma durante exame
3 PF prende coronel da PM que comandava operações no dia 8
4 Governo de Sergipe dá mais de R$ 5 mil extra ao neto de Lula
5 Tebet defende IBGE e pede que brasileiros respondam ao Censo