Leia também:
X EUA devem enviar vacinas ao Brasil em breve, diz Bolsonaro

Hemorragia persiste e Bruno Covas se submete a radioterapia

Prefeito licenciado teve "discreto sangramento residual no estômago"

Pleno.News - 06/05/2021 18h15 | atualizado em 06/05/2021 18h51

Prefeito licenciado Bruno Covas fará radioterapia para combater sangramento no estômago Foto: Divulgação

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), iniciou nesta quinta-feira (6) tratamento com radioterapia para tentar controlar um sangramento residual detectado em seu estômago, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, no centro da capital. Covas está internado desde o último fim de semana em decorrência de problemas no seu tratamento contra um câncer metastático que atinge o sistema digestivo e os ossos.

De acordo com o boletim, Covas havia feito uma endoscopia na quarta-feira, que “evidenciou discreto sangramento residual no estômago”. Foi um sangramento na cárdia (a interligação entre o estômago e o esôfago), local onde um de seus três primeiros tumores foi detectado, que o havia feito precisar ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital na última segunda-feira. Esse primeiro sangramento havia sido controlado no próprio exame, mas o prefeito foi para o centro de cuidado intensivo para se recuperar.

Desta vez, a nova endoscopia revelou que havia ponto de hemorragia.

– Desta forma, foi iniciado tratamento local com radioterapia para controle deste sangramento – informa o boletim médico.

Ainda segundo o Sírio-Libanês, “o prefeito está recebendo todo suporte clínico necessário e seu quadro clínico é estável”, mas “no momento, não há previsão de alta hospitalar”.

Desde que o primeiro sangramento foi detectado, Covas teve de interromper o tratamento contra os tumores que atingem o fígado, a bacia e a coluna. Ele vinha se submetendo a um procedimento que combinava sessões de quimioterapia e radioterapia. Esse tratamento ainda não tem data para ser retornado.

Covas descobriu que tinha câncer em outubro de 2019, inicialmente na cárdia, no fígado e em gânglios linfáticos. O tratamento fez com que parte dos tumores diminuíssem. Neste ano, após piora, os médicos detectaram os novos pontos tumorais. O prefeito se licenciou do cargo no último domingo (2) por um período em 30 dias.

*Estadão

Leia também1 Em hospital, Covas revê o filho e fala em batalha vencida
2 São Paulo também pode ter sua "CPI da Pandemia". Saiba mais!
3 Óleo diesel vaza de unidade do Carrefour e atinge o mar em SP
4 Ação da PF em 9 estados prende traficantes e apreende 10 aviões
5 Dimas Covas: Butantan pode não ter mais insumos após o dia 14

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.