Leia também:
X Irmã de Bolsonaro tem melhora e pode receber alta, diz médico

Guedes diz que o governo tem ‘olhar especial’ para vulneráveis

Ministro citou novo programa para jovens ainda em 2021

Pleno.News - 26/05/2021 14h22 | atualizado em 26/05/2021 15h37

Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: Alan Santos/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, repetiu nesta quarta-feira (26) que o governo tem um “olhar especial” para os trabalhadores mais vulneráveis e voltou a citar os estudos para lançamento, em breve, do Bônus de Inclusão Produtiva e o de Qualificação (BIP e BIQ).

– Queremos evitar o efeito cicatriz dos jovens que estão chegando ao mercado de trabalho e não encontram empregos. No BIP, [o] governo vai pagar R$ 300, de um lado, e as empresas [vão pagar] R$ 300, de outro lado… para darem cursos de qualificação. O jovem será treinado para desempenhar o papel que depois será o seu emprego. Algumas empresas importantes, [como] McDonalds, já têm conversado com governo – adiantou Guedes.

Segundo o ministro, o governo tem os recursos necessários para bancar o programa ainda em 2021.

– Temos os recursos para esse ano. Mas, em vez de lançar um contrato de seis [meses], estamos tentando arrumar fontes para 2022, para que o contrato possa ter um ano, pelo menos – completou.

Guedes voltou a destacar a resiliência da economia brasileira na crise. O ministro citou os programas lançados pelo governo, como o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

– Agora essa nova geração de programas ajudarão a empregar também os invisíveis. Não só vamos formalizar o trabalho, como vamos criar uma rampa de ascensão social. O Brasil já atravessou a onda do impacto econômico, agora temos que resistir à Covid – concluiu.

O mercado de trabalho formal brasileiro registrou um saldo positivo de 120.935 carteiras assinadas em abril, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado dos quatro primeiros meses de 2021, o saldo do Caged é positivo em 957.889 vagas.

*Estadão

Leia também1 Lira sobre impeachment: 'Vamos nos posicionar em breve'
2 11 foragidos prestam concurso da PF e são presos durante prova
3 CPI da Covid aprova convocação de 9 governadores. Veja a lista!
4 Bolsonaro veta prazo de 5 dias para fim de registro de empresas
5 Saúde demite coronel que assinou contratos sem licitação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.