Leia também:
X Veja a vida pregressa dos “supremos”: Gilmar Mendes

Guedes cancela evento com grupo ligado à vacinação ilegal

Nos bastidores, ministro manifestou indignação com o episódio

Pleno.News - 26/03/2021 15h01 | atualizado em 26/03/2021 15h31

Ministro da Economia Paulo Guedes cancelou participação em event promovido pela CNT Foto: PR/Anderson Riedel

Após a Polícia Federal deflagrar uma operação para apurar a vacinação irregular de empresários do setor transportes contra a Covid-19, o ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou sua participação nesta sexta-feira (26), em seminário promovido pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Entre os vacinados estava o ex-senador Clésio Andrade, ex-presidente da CNT. “Estou com 69 anos, minha vacinação (pelo SUS) seria na semana que vem, eu nem precisava, mas tomei. Fui convidado, foi gratuito para mim”, disse à revista Piauí.

Ao Estadão, Andrade negou ter sido vacinado pelo grupo. “Desconheço. Estou em quarentena aqui no sul de Minas. Tive covid”, afirmou.

Segundo apurou o Estadão/Broadcast, o ministro manifestou a auxiliares indignação com o episódio da vacinação ilegal e decidiu cancelar sua participação até que a entidade preste esclarecimentos. Nenhum representante do Ministério da Economia deve participar do evento.

EMPRESAS PRIVADAS X VACINAS
Lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro exige que todas as doses de vacina adquiridas pelo setor privado sejam doadas ao SUS até que os grupos prioritários estejam imunizados. Vencida essa etapa, as empresas até poderão ficar com parte dos lotes adquiridos, mas ainda assim precisarão doar 50% da compra ao SUS.

Na quinta-feira (25), Guedes defendeu, em audiência no Senado, que empresários recebam isenções tributárias como incentivo para doações ao SUS, mas sugeriu que o setor privado possa adquirir imunizantes para uso próprio.

Mais tarde, no Ministério da Economia, Guedes ressaltou que essa permissão depende de uma mudança na lei. “Eles vão conversar, eles vão acertar com o presidente da Câmara. É um problema de legislação, é lei”, afirmou, após se reunir com os empresários Luciano Hang, dono da varejista Havan, e Carlos Wizard, da holding Sforza.

Hang e Wizard anunciaram a intenção de doar 10 milhões de doses de imunizantes contra Covid-19. Por trás do gesto, no entanto, está o desejo dos empresários de poder comprar imunizantes para aplicar em seus funcionários, sem seguir a ordem de priorização estipulada no Plano Nacional de Imunização (PNI).

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro avisa que sofrimento do povo "está chegando ao fim"
2 MG: Vacinas apreendidas serão enviadas ao Ministério da Saúde
3 Após denúncia, PF faz operação contra vacinação de empresários
4 Anvisa investiga vacinação de empresários em Minas Gerais
5 Justiça libera empresas a não doarem 100% de vacinas ao SUS

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.