Grupos de esquerda protestam contra Campos Neto em SP
Manifestantes queimaram fotos do presidente do Banco Central durante protesto na Avenida Paulista
Leiliane Lopes - 21/03/2023 17h27 | atualizado em 21/03/2023 17h35

Nesta terça-feira (21), grupos de esquerda se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra o presidente do Banco Central, Campos Neto, e pedem sua demissão.
Forças sindicais e movimentos sociais levantaram suas bandeiras vermelhas, queimaram fotos do presidente do BC e do ex-presidente Jair Bolsonaro e gritaram palavras de ordem contra os juros altos.
O governo Lula tem dado sinais de que vai interferir no Banco Central para forçar a redução da taxa Selic.
Um dos motivos para esse desejo de ver os juros menores é permitir que o BNDES tenha mais dinheiro para investir, como o próprio presidente Lula falou recentemente:
– Vou continuar batendo, continuando a brigar para que a gente possa reduzir a taxa de juros e a voltar a ter investimentos. O BNDES, nos últimos anos, devolveu R$ 600 bilhões ao governo e fica sem dinheiro para fazer investimento. Ainda este ano, o BNDES tem que devolver R$ 90 bilhões ao Tesouro. Se o BNDES não tem dinheiro para investir, se o Banco do Brasil não tem, se a Caixa não tem, se o Basa não tem, se o BNB não tem e os bancos privados não querem fazer investimentos porque o juro é muito alto, como é que a economia vai crescer?
ASSISTA:
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Desembargador solta Youssef, mas juiz manda prender de novo
2 Criança morre após cair do quarto andar de prédio no Rio
3 Lula afirma que os "livros de economia estão superados"
4 Lula faz crítica ao MPF Paraná: "Moleques irresponsáveis"
5 Globo demite comentaristas e acaba com a "Central do Apito"