Leia também:
X Saiba seus direitos na hora de trocar presentes do Natal

Grupo integralista assume atentado ao Porta dos Fundos

"A revolução é do espírito, o Brasil é cristão e jamais deixará de ser", disse um dos responsáveis pelo ataque

Rafael Ramos - 26/12/2019 09h47 | atualizado em 26/12/2019 10h32

Em vídeo, homens do movimento integralista assumiram ataque ao Porta dos Fundos Foto: Reprodução

Um grupo denominado como Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira assumiu a autoria do ataque a bomba contra a sede do Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro. Três homens encapuzadas gravaram um vídeo reivindicando a autoria do atentado.

– A Justiça burguesa, covarde e corrupta, vendida para o grande capital, luta contra o povo, mas quando a Revolução Integralista vier, todos estarão condenados ao justiçamento revolucionário. Nós integralistas não renegaremos nosso papel histórico e nos incumbiremos de ser a Espada de Deus. A revolução é do espírito, o Brasil é cristão e jamais deixará de ser – disse o grupo no comunicado que circulou nas redes sociais durante o Natal.

Nas imagens, os homens aparecem em frente a uma bandeira do integralismo e atrás de uma mesa com a bandeira do Brasil Império. Eles afirmaram que o ataque foi uma resposta “contra a atitude blasfema, burguesa e antipatriótica que o grupo de militantes marxistas Porta dos Fundos tomou quando produziu o Especial de Natal a mando da mega corporação bilionária Netflix”.

ENTENDA O QUE É O INTEGRALISMO
Criado na década de 30, o integralismo foi um movimento político que surgiu no Brasil com influências fascistas surgidas na Europa após o fim da Primeira Guerra Mundial. Em 1932, o movimento considerado de extrema-direita foi fundado com o nome Ação Integralista Brasileira (AIB) quando o jornalista Plínio Salgado lançou o Manifesto de Outubro.

O lema do Integralismo é “Deus, pátria e família” e serve como ponto de partida para se entender as propostas do movimento que ficou conhecido como o fascismo brasileiro. Seus principais símbolos são a letra grega ∑ (sigma), que significa a soma dos infinitamente pequenos, indicando que através da união dos indivíduos e da família se garantiria a integração da sociedade, tendo por eixo o Estado; e o cumprimento com o braço levantado para o alto, utilizando a expressão “anauê”, palavra de origem tupi que significa “você é meu irmão”.

O movimento chegou a mobilizar entre 600 mil e 1 milhão de pessoas. Entretanto, membros do integralismo foram perseguidos durante a ditadura de Getúlio Vargas, tornando-se assim um movimento político residual no cenário brasileiro.

Leia também1 Governo pretende endurecer regras para concessão de TV
2 Lei anticrime veta saidinha de presos por crimes hediondos
3 Michelzinho entrevista Temer e vídeo faz sucesso na internet

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.