Leia também:
X Malafaia a Olavo: “Evangélicos sempre foram de direita”

Grupo de democratas critica apoio de Trump a Bolsonaro

Parlamentares também se opuseram à prisão do ex-presidente Lula

Rafael Ramos - 23/03/2019 17h35

Jair Bolsonaro e Donald Trump Foto: EFE/ Michael Reynolds

Os deputados democratas Mark Pocan, Pramila Jayapal, Ro Khanna, Ilhan Omar e Raúl M. Grijalva, que compõem a banca progressista nos Estados Unidos, criticaram o tratamento dado pelo presidente Donald Trump a Jair Bolsonaro durante a visita do brasileiro à Casa Branca.

– Bolsonaro tem um longo histórico de discurso homofóbico, misógino e racista, já elogiou a tortura e expressou admiração pela ditadura militar brasileira. No momento em que o extremismo de direita está em alta ao redor do mundo, os Estados Unidos precisam se levantar pelos valores universais como tolerância e respeito pelos direitos humanos. Em vez de estender o tapete vermelho para Bolsonaro, os EUA precisam pedir que o presidente brasileiro respeite os direitos humanos de todos os brasileiros e os compromissos do País na proteção ambiental e dos direitos indígenas – diz a carta.

Os democratas ainda questionaram o apoio do governo de Bolsonaro a uma “iniciativa que deve enfraquecer ainda mais a prestação de contas no caso de assassinatos cometidos por policiais, o que atinge de forma desproporcional os jovens negros”.

O assassinato da vereadora Marielle Franco e a desistência de Jean Wyllys ao seu terceiro mandato também foram citados pelos cinco deputados. Não é a primeira vez que deputados democratas se envolvem em assuntos ligados ao Brasil.

Em janeiro, um grupo enviou uma carta ao secretário de Estado, Mike Pompeo, para que os Estados Unidos fossem contra as medidas adotadas por Bolsonaro. O grupo também se mostrou contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também1 Professor é afastado após usar charge de Trump e Bolsonaro
2 Trump critica redes sociais por censura a conservadores
3 Trump a Eduardo Bolsonaro: "Trabalho tem sido fantástico"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.