Leia também:
X Hang revela presente recebido na entrada da CPI: “Gratidão”

Grupo da OAB repudia ataques da CPI contra advogado de Hang

Breno Brandão foi alvo de pedido de expulsão por parte de Omar Aziz

Gabriela Doria - 30/09/2021 10h38 | atualizado em 30/09/2021 11h10

Luciano Hang e seu advogado, Breno Brandão Foto: Agência Senado/Edilson Rodrigues

O Grupo Nacional de Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou nota de repúdio ao comportamento dos senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 em relação ao advogado Breno Brandão, que representa o empresário Luciano Hang. Brandão, que acompanhou Hang em seu depoimento à CPI da Covid, quase foi expulso da sessão por ordem do presidente do colegiado, o senador Omar Aziz.

– Os advogados signatários desta nota, atentos e preocupados com o desrespeito em que a Advocacia Nacional está sofrendo com a violação de suas prerrogativas na “CPI da PANDEMIA”, vêm, por meio da presente manifestar REPÚDIO ao ataque sofrido no dia de hoje (29/09/2021) ao advogado Dr. Breno Brandão na assistência ao depoimento que presta o empresário Sr. Luciano Hang – diz o documento.

O grupo acusou a CPI de desrespeitar as prerrogativas de Brandão, que incluem seu direito de acompanhar seu cliente e intervir quando necessário.

– Não custa lembrar, mas o ADVOGADO é indispensável à administração da Justiça, não possuindo qualquer vínculo de subordinação ou hierarquia. Violar as prerrogativas dos advogados é uma afronta à advocacia.

Em outro trecho, o documento acusa a CPI de promover “assassinato de reputações” e “tortura emocional e psicológica” contra os depoentes.

– Lamentavelmente, a “CPI da Pandemia” tornou-se um instrumento ilegal e autoritário para promover “assassinato de reputações”, “tortura emocional e psicológica”, “abuso de autoridade” e “tratamento desumano” contra investigados e testemunhas, mas principalmente ataque e violação de prerrogativas aos advogados no exercício da profissão, com o propósito de intimidar e obter confissões forçadas de fatos supostamente conexos com o objeto das investigações – aponta.

COMISSÃO NACIONAL DE PRERROGATIVAS
O presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, Alexandre Ogusuku, também repudiou o episódio envolvendo Breno Brandão na CPI. Ogusuku afirmou que já protocolou uma ação para garantir as prerrogativas dos advogados nas audiências do Senado.

– A ação está no gabinete do ministro Barroso. Somos contra essas atitudes. A Constituição assegura o livre exercício da advocacia, e o que aconteceu é inadmissível. A OAB esteve presente, representada pela presidente da OAB-DF, e os advogados puderam exercer o livre exercício da profissão – finalizou.

Leia também1 Hang revela presente recebido na entrada da CPI: "Gratidão"
2 Hang e 'CPI do Circo' ganham repercussão mundial no Twitter
3 Bolsonaro posta foto com Hang após ida do empresário à CPI
4 Damares quer restringir horário da CPI: “Sessão de horrores”
5 Hang na CPI: "Esperava perguntas inteligentes, não narrativas"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.