Leia também:
X Tentando aproximação, Lula terá almoço com generais do Exército

Governo Tarcísio anuncia que escolas de SP terão ronda de PMs

Governador visitou escola cujo ataque resultou na morte de uma professora

Pleno.News - 13/04/2023 12h04 | atualizado em 13/04/2023 12h31

Tarcísio de Freitas Foto: Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP

O governo de São Paulo anunciou na manhã desta quinta-feira (13), medidas para aumentar a segurança em escolas do estado. Além da contratação de psicólogos, policiais de folga vão reforçar as rondas escolares e seguranças privados atuarão dentro das unidades.

As ações foram anunciadas durante visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), dos secretários de Educação, Renato Feder, e de Segurança Pública, Guilherme Derrite, do prefeito Ricardo Nunes (PSDB) à Escola Estadual Thomázia Montoro, na Vila Sônia, Zona Oeste da capital, onde uma professora foi assassinada a facadas por um aluno no mês passado.

Tarcísio enfatizou que o projeto é uma tentativa de frear os ataques e devolver a tranquilidade ao ambiente escolar, mas que ainda não há certezas sobre qual a forma mais eficaz e, por isso, as medidas podem ser adaptadas e melhoradas com o tempo.

– Se vocês me perguntarem: “Vocês sabem o que fazer?”, (a resposta será) “não”. A gente vai construir, vai ouvir os professores, os profissionais e tentar. Talvez a gente erre, talvez a gente acerte – afirmou.

– A gente quer dar tranquilidade para os pais e a gente não vai descansar enquanto a gente não proporcionar o resgate desse ambiente escolar seguro e superar essa onda de violência, ódio e intolerância – completou o governador, que conversou com professores e funcionários da Thomázia Montoro.

A ronda escolar será reforçada com o apoio das unidades de polícia e também com a oferta de 600 vagas para policiais de folga. O estado também vai contratar cerca de mil vigilantes privados. Eles vão trabalhar de forma fixa nas escolas classificadas como de “maior risco” e atuarão desarmados.

De acordo com o secretário de Educação, a medida foi tomada após pesquisa com os professores. O objetivo é que esses vigilantes conheçam os alunos e saibam identificar possíveis comportamentos suspeitos, fazendo uma ponte de comunicação com a equipe de apoio psicossocial – que também faz parte do pacote.

A definição das escolas de risco se dará por meio de um cruzamento de informações da Secretaria de Segurança Pública sobre regiões com maior criminalidade e dados de conflitos escolares. Aquelas unidades que ficam em bairros mais perigosos e têm um histórico latente de conflitos entre alunos receberão atenção especial.

Outra iniciativa é a criação do programa Segurança Escolar, que vai colocar de forma permanente um policial em cada escola, segundo o governo do estado. A ideia é recontratar os agentes de segurança já aposentados para assumir a função de gestores do programa. Um projeto de lei será apresentado para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para que esse tipo de contratação seja permitida.

PSICÓLOGOS
Uma equipe de 550 psicólogos também começará a atuar nas escolas. Os profissionais garantirão pelo menos um atendimento semanal. Uma licitação para a contratação temporária desses profissionais já foi aberta.

– A presença de psicólogos nas escolas uma vez por semana é um bom começo. Mas caso seja preciso, acionaremos mais. O contrato prevê 600 mil horas de serviço contratado – disse Renato Feder, secretário de Educação.

Especialistas alertam que só barreiras de segurança não são suficientes e reforçam que ações em prol da convivência pacífica sejam parte dos projetos pedagógicos das escolas.

– Trazer um grande aparato de segurança que torne as escolas parecidas com prisões não resolve. O principal investimento deve ser em identificar conflitos, bullying e lidar com eles, fortalecendo a estrutura escolar e a capacidade dos professores e equipe técnica para isso, além de trazer apoio para a saúde mental dos trabalhadores e estudantes – aponta nota técnica do Instituto Sou da Paz, referência em estudos de segurança pública.

*AE

Leia também1 Tarcísio anuncia concursos para preencher 5,6 mil vagas na PM
2 Tarcísio sobre Bolsonaro em SP: 'Vou recebê-lo de braços abertos'
3 Revoltante! Em sala, aluno ataca e ameaça professor; veja o vídeo
4 Guarda é encontrado morto dentro de escola em Barueri
5 Dois estudantes são apreendidos por ameaças de ataque a escolas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.