Leia também:
X Omar Aziz manda apreender passaporte de Carlos Wizard

Governo nomeia nova secretária de enfrentamento à Covid

Rosana Leite de Melo substitui Luana Araújo

Pleno.News - 17/06/2021 11h03 | atualizado em 17/06/2021 11h20

Rosana Leite de Melo e o ministro da Saúde Marcelo Queiroga Foto: Reprodução/Hospital Regional de Campo Grande

O Ministério da Saúde nomeou a médica Rosana Leite de Melo como Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 da pasta. O cargo foi criado no início de maio deste ano pelo ministro Marcelo Queiroga, mas ainda seguia sem titular. A médica infectologista Luana Araújo chegou a ser anunciada para a vaga. Ela trabalhou por dez dias à frente da nova Secretaria, mas não foi confirmada na função.

A nomeação de Rosana Leite de Melo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (17). Ela é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e era a diretora do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, unidade de referência para o tratamento do novo coronavírus no estado.

Na semana passada, Rosana esteve em Brasília para uma reunião com o ministro Queiroga. Segundo informações publicadas no site do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, o encontro também contou com a participação do secretário de Atenção Especializada à Saúde, Sérgio Okane, e serviu “para discutir assuntos pertinentes ao enfrentamento da Covid-19 e suas repercussões”.

Queiroga havia sugerido que a nomeação de Luana não tinha sido formalizada por questões políticas.

– É necessário que exista validação técnica e que exista também validação política para todos os cargos que pertencem ao núcleo de cargos de confiança do governo, porque, senão, não há condição de o presidente da República implementar as políticas públicas que são necessárias para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 – disse Queiroga na ocasião.

No depoimento que prestou à CPI, Luana disse aos senadores não saber o motivo de não ter sido nomeada para a equipe de Queiroga, mas afirmou que seu nome “não passaria pela Casa Civil”. Queiroga negou ter dado essa informação à médica.

*Estadão

Leia também1 CPI deve incluir Queiroga na lista de investigados
2 Governo anuncia antecipação de 7 milhões de doses da Pfizer
3 Queiroga: Vacinarei Bolsonaro 'quando ele assim desejar'
4 Omar Aziz manda apreender passaporte de Carlos Wizard
5 Covid: Coquetel da Regeneron reduz mortes em hospitalizados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.