Leia também:
X Web protesta e cria a campanha #MaiaEAlcolumbreNuncaMais

Governo libera entrada de estrangeiros em todos os aeroportos

Decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na noite de quinta-feira

Pleno.News - 25/09/2020 17h52 | atualizado em 25/09/2020 17h56

Governo federal libera entrada de estrangeiros por aeroportos de todo o País Foto: Agência Brasil/Marcelo Casal Jr

O governo federal decidiu liberar a entrada de estrangeiros no Brasil por qualquer aeroporto do país. Em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na noite de quinta-feira (24), os ministérios da Casa Civil, Justiça, Infraestrutura e Saúde revogam norma que estava em vigor que vetava a entrada de estrangeiros por seis aeroportos: Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os demais aeroportos do Brasil já podiam receber passageiros de outros países.

A portaria mantém a restrição excepcional e temporária de entrada no País de estrangeiros de qualquer nacionalidade por rodovias, outros meios terrestres ou transporte aquaviário pelo prazo de mais 30 dias. Essas restrições não se aplicam ao brasileiro, nato ou naturalizado; imigrante com residência de caráter definitivo, por prazo determinado ou indeterminado, no território brasileiro; profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado; funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro; estrangeiro que seja cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro ou cujo ingresso seja autorizado especificamente pelo Governo brasileiro em vista do interesse público ou por questões humanitárias; e portador de Registro Nacional Migratório; e transporte de cargas.

Com relação ao ingresso por aeroportos, não há restrição, desde que obedecidos os requisitos migratórios, como portar visto de entrada quando ele for exigido. A Portaria diz ainda que o estrangeiro em viagem de visita ao País para estada de curta duração, de até 90 dias, deverá apresentar antes do embarque, à empresa transportadora, comprovante de aquisição de seguro válido no Brasil para cobertura durante todo o período de viagem

*Estadão

Leia também1 Ministério da Saúde planeja 'Dia D' contra Covid com cloroquina
2 Caça Gripen da Força Aérea faz seu primeiro voo no Brasil
3 Trump proíbe que americanos se hospedem em hotéis de Cuba
4 Charles Feeney, dono da Duty Free, doa toda fortuna em vida
5 EUA voltam a abrir todos os aeroportos para voos do Brasil

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.