Leia também:
X Casal é encontrado morto no RJ; suspeita é de vazamento de gás

Governo federal libera verba para pesquisa sobre Covid-19

Projeto de pesquisa é coordenado pela geneticista Mayana Zatz

Pleno.News - 23/06/2021 09h30 | atualizado em 23/06/2021 13h09

Governo liberou verba para pesquisa sobre Covid-19 Foto: Reprodução

O governo federal liberou na terça-feira (22) cerca de R$ 4,8 milhões para um projeto de pesquisa coordenado pela geneticista Mayana Zatz. Aprovado há mais de um ano, o projeto envolve vários laboratórios e estava com os recursos retidos.

A pesquisa de Zatz foi mencionada em reportagem do Estadão no começo do mês como exemplo dos efeitos do congelamento ilegal de R$ 5 bilhões em verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.

Apesar da liberação dos recursos para a pesquisa de Mayana pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a maior parte dos recursos do FNDCT continua retido na chamada “reserva de contingência”.

Mayana Zatz é professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e uma das principais cientistas em sua área no país. Ela explica que, com a demora na liberação dos recursos, será preciso mudar o objeto da pesquisa.

Inicialmente, a ideia era estudar a forma como a Covid-19 mudava a expressão dos genes das pessoas acometidas pela doença.

– A gente ia coletar amostras de mil pacientes infectados e fazer o estudo do genoma. Agora, vamos ter de mudar o projeto. Ainda estamos debatendo o que será feito – diz a pesquisadora.

Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira afirma que a liberação dos recursos ainda retidos é “essencial” para a ciência brasileira.

*AE

Leia também1 Bolsonaro oficializa lei que cria auxílio-inclusão e amplia o BPC
2 MP de Contas pede reprovação de gastos de Doria na pandemia
3 Brasil já tem 31% da população vacinada contra a Covid-19
4 Randolfe: 'CPI entra em fase de investigação de corrupção'
5 Guedes arrumará recursos para o voto auditável, diz Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.