Leia também:
X Jovem de 19 anos se forma em 1º lugar na Escola de Sargentos

Governo Federal lança estratégia nacional em prol da família

A medida foi instituída com cerimônia no Palácio do Planalto

Monique Mello - 11/12/2020 17h47

Para atuar de forma conjunta e integrada pelas famílias brasileiras, o Governo Federal lançou nesta quarta-feira (9) a Estratégia Nacional de Fortalecimento dos Vínculos Familiares. O objetivo é fortalecer a articulação entre as ações existentes e em planejamento no âmbito do governo federal para qualificar a atenção às famílias brasileiras, contribuindo assim para o desenvolvimento do país.

A medida, idealizada e coordenada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), vai consolidar ações integradas com órgãos do Poder Executivo nos próximos anos.

A medida foi instituída por meio de decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelos titulares do MMFDH, do Ministério da Cidadania, do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, em cerimônia no Palácio do Planalto.

– A família tem tudo a ver com os direitos humanos. Defender os valores familiares é cumprir o que foi previsto há 72 anos, quando foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos – disse a ministra Damares.

Entre as ações da estratégia, está a qualificação da atenção aos vínculos familiares e a promoção da avaliação do impacto familiar das ações e programas que já estão sendo executados ou que estão em fase de elaboração no Governo Federal. Essa avaliação será realizada com base em evidências e em experiências nacionais e internacionais de sucesso.

A família tem tudo a ver com os direitos humanos

Em outra frente, a estratégia vai fomentar a pesquisa, a produção e a divulgação de conhecimento acerca da realidade das famílias brasileiras e da relação entre os vínculos familiares e o bem-estar da população.

Além disso, a iniciativa propõe a articulação de esforços entre o Governo Federal e a sociedade civil, em prol da valorização, do apoio e do fortalecimento dos vínculos familiares.

– Defendemos o estabelecimento de políticas públicas que incentivem o fortalecimento dos vínculos familiares, pois um cenário familiar equilibrado propicia o bem-estar geral de seus membros. Esse ambiente afeta especialmente as crianças, que se tornarão preparadas para estabelecer relações mais saudáveis e humanas ao longo da vida – disse a secretária nacional da Família (SNF), Angela Gandra.

A cerimônia contou com a presença da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Leia também1 Alerta: Automutilação é sinal de grave sofrimento emocional
2 Planalto comemora o Dia da Pessoa com Deficiência
3 Michelle se emociona ao receber crianças no Palácio da Alvorada
4 Governo investe R$ 600 mil na capacitação de mulheres no RJ
5 Damares Alves processa Ciro Gomes por difamação e calúnia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.