Governo entrega a estados 266 respiradores mecânicos
Meta é distribuir 2,6 mil aparelhos até o fim do mês
Gabriela Doria - 19/05/2020 15h26

O governo federal distribuiu 266 respiradores mecânicos para 16 estados, entre sábado (16) e esta segunda-feira (18). Somente o Rio de Janeiro recebeu 150 aparelhos, o Amazonas ficou com 80 e o Pará com 60. São Paulo, que possui o maior número de casos no país, recebeu 20 equipamentos.
Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu 823 respiradores entre municípios e estados. O governo promete entregar um total de 2,6 mil aparelhos até o fim deste mês.
Em abril, o governo anunciou a compra de 15 mil ventiladores, ao custo de R$ 1 bilhão. Os aparelhos estão sendo entregues aos poucos. A previsão é de que todos os equipamentos sejam distribuídos pelo país até o fim de julho.
Na semana passada, o Ministério da Saúde informou que o governo ampliou o número de empresas nacionais com as quais negocia para aumentar o fornecimento de respiradores.
A busca por fornecedores brasileiros ocorreu após o governo ter tido dificuldades em trazer o equipamento do exterior. De acordo com a pasta, o governo tem aportado recursos para que empresas que fabricam respiradores possam ampliar sua capacidade de entrega e atender a demanda pelo item.