Leia também:
X Ministra Luislinda Valois pede para sair do PSDB

Governo de Goiás é criticado após distribuição de bonecas

Apesar das roupas e feições femininas, brinquedos têm órgão genital masculino

Gabriela Doria - 14/12/2017 20h38 | atualizado em 21/12/2017 16h11

O Governo de Goiás está no centro de uma polêmica após a distribuição de bonecas para as crianças. Os brinquedos, que tinham roupas e traços femininos, vieram com órgãos genitais masculinos. O fato causou estranheza e revolta para muitos pais, que acusaram o poder público de distribuir bonecas transgêneros para as crianças. Outros pais, no entanto, disseram que isto ajudaria a ensinar sobre diversidade. O governo, no entanto, ainda não esclareceu o que houve.

Boneca tem roupa e batom, mas a genitália é masculina Foto: Reprodução Facebook

Em um dos vídeos postados na internet, um pai questiona o ocorrido.

– Você abre a boneca e tem batom, o nome da boneca está aqui, é menina, está de batom, mas aí, você vai tirar a roupa da boneca para dar para seu filho, sua filha, brincar. E olha só, tem cabimento um negócio desses? – indignou-se o homem.

Boneca tem roupa e batom, mas a genitália é masculina Foto: Reprodução Facebook

Além do debate sobre a questão de gênero, outros pais questionaram ainda o porquê de algumas bonecas virem com ânus.

– Alguém poderia me explicar essa palhaçada? Por que as bonecas femininas têm um buraco e as masculinas não? Que idiotice é essa? Eu, com 43 anos, sempre pensei que essa parte era igual – escreveu uma das pessoas nas redes sociais.

A psicóloga Ilona Garijo, especializada em assuntos familiares, alerta para a confusão que um brinquedo como esse pode causar no desenvolvimento da criança.

– As crianças estão sendo manipuladas, é como se elas não pudessem ver com os olhos, mas sim entender através do que está sendo imposto. As consequências disso podem ser irreversíveis – ressaltou Ilona.

Ilona também explica que, nessas horas, a melhor forma de lidar com a situação é reagindo e utilizando o diálogo em casa.

– Juntos, os pais devem fazer uma abaixo assinado, um movimento e ir para as ruas. Porque somente compartilhar e criticar é limitado, acaba ficando só nisso. Já dentro de casa precisa haver muito diálogo e transparência. O diálogo é a única ferramenta que temos em casa e que gera confiança. E sobretudo não punir quando a criança relata algo de errado que tenha vivenciado. Se houver punição, ela ficará com medo de contar novamente – alerta Ilona.

 

Além da ideologia de gênero, pais questionaram a presença do ânus nas bonecas Foto: Reprodução Facebook

Em nota, o Governo de Goiás, junto com a Organização de Voluntários de Goiás, grupo que auxilia na distribuição do brinquedo, limitou-se a dizer que o objetivo da ação foi presentear as crianças. No entanto, eles não revelaram qual a fabricante das bonecas e nem esclareceram a polêmica. Ao todo, foram distribuídas 12 mil bonecas.

Leia também1 L, G, B, T*, Q, A, I, P e outras siglas confundem sociedade
2 Gênero é retirado da Base Nacional Curricular de alunos
3 Igreja Anglicana: Crianças não precisam seguir gêneros

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.