Leia também:
X Tarcísio anuncia redução de ICMS em SP até o fim de 2024

Governo da Bahia exclui post sobre intolerância religiosa

A publicação dizia que falar "você precisa encontrar Jesus" era crime

Leiliane Lopes - 27/02/2023 14h42 | atualizado em 27/02/2023 16h25

Publicação do Governo da Bahia Foto: Reprodução Instagram

O Governo da Bahia excluiu das redes sociais uma publicação sobre intolerância religiosa que afirmava que frases como, “você precisa encontrar Jesus”, são preconceituosas e deveriam ser denunciadas como crime.

A postagem foi feita no final de janeiro e apresentava uma série de expressões religiosas consideradas por eles como preconceito contra outras religiões.

Para eles, a frase “você precisa encontrar Jesus” é problemática e configura intolerância por não ser Jesus o único que pode ajudar as pessoas.

– Não é só Jesus. O princípio básico de todas as religiões é o amor, o que basta é encontrar aquela que te faz bem e que eleve a espiritualidade e o afeto entre as pessoas – dizia a publicação.

Outras expressões criticadas na publicação eram: “É de gesso não vai te ouvir”, sobre imagens de santos; “Macumba é coisa do Satanás”, sobre religiões de matrizes africanas; “Crente ou quente?”, sobre evangélicos; e “Isso lá é religião”, sobre religiões de matrizes africanas.

JURISTAS EVANGÉLICOS ENTRARAM COM PEDIDO DE REMOÇÃO
A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) enviou um ofício para a Ouvidoria Geral do estado da Bahia, direcionando-o ao governador, o sr. Jerônimo Rodrigues Souza, para questionar a publicação e solicitar sua remoção no dia 23 de fevereiro.

– A razão do pedido se dá em função do post ter tom preconceituoso contra cristãos e, inclusive, ter gerado inúmeras reações negativas – diz a publicação da ANAJURE.

A entidade também destaca que a liberdade religiosa envolve a proteção ao proselitismo, de forma que a mera tentativa de convencimento do outro não constitui, por si só, uma intolerância.

Na visão dos juristas, só é caracterizada intolerância religiosa as ocasiões nas quais o discurso é utilizado de forma coercitiva ou em meio a agressões ao ouvinte.

– Afirmar, todavia, que alguém precisa de Jesus não é uma ameaça, uma agressão nem um menosprezo, considerando que os cristãos entendem que todos são necessitados de Cristo – completa o documento.

Leia também1 Tarcísio anuncia redução de ICMS em SP até o fim de 2024
2 Órgãos vinculados ao governo limitam comentários nas redes
3 Família Cazarré comemora um mês de alta da bebê caçula
4 Mãe de menino que caiu: "Não deixei meus filhos sozinhos"
5 Alunas no Irã são envenenadas para fechar escolas femininas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.