Leia também:
X “Imprensa até errando é melhor que calada”, defende Bolsonaro

Governadores do Sul e Sudeste assinam Carta do Rio de Janeiro

O documento apresenta um conjunto de propostas para o desenvolvimento de políticas públicas dos estados

Leiliane Lopes - 04/03/2023 18h30 | atualizado em 06/03/2023 12h08

Apresentação da Carta do Rio de Janeiro Foto: Thiago Bernardes/Governo do Estado de SP

Neste sábado (4), aconteceu o encerramento do 7ª Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), evento que contou com a participação dos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Após dois dias de reuniões, os políticos assinaram a Carta do Rio de Janeiro, documento que reúne um conjunto de propostas para o desenvolvimento de políticas públicas dos estados.

O documento lembra que os estados do Sul e do Sudeste respondem por 93% da dívida pública com a União, representando cerca de R$ 630 bilhões e, em alguns casos, sua dinâmica se mostra insustentável.

Os governadores que assinam a carta alegam que diante do crescimento econômico inferior aos encargos dos contratos que os estados possuem com a União, fica inviável pagar essas dívidas e ainda investir em infraestrutura.

– Ao persistirmos neste descompasso, os estados acabarão por perder dinamismo econômico, gerando menos emprego e renda, dificultando o combate à redução da pobreza. À manutenção desta lógica perdem todos – dizem os representantes dos estados do Sul e Sudeste.

Todos os participantes do Cosud manifestaram o compromisso em trabalhar em conjunto com o Governo Federal e com os municípios na aprovação de uma reforma tributária de base ampla.

Eles também falaram sobre a importância do fortalecimento das agências de regulação, que desempenham um importante papel na regulamentação, controle e fiscalização de concessão de serviços públicos.

Leia também1 "Imprensa até errando é melhor que calada", defende Bolsonaro
2 Janja receberá Diploma Bertha Lutz pelo Dia da Mulher
3 Juscelino confirma reunião com Lula: "Não fiz nada de errado"
4 Nove em cada dez adolescentes compram cigarro em lojas
5 Entram em vigor novas regras para laqueadura e vasectomia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.