Leia também:
X Tarcísio cria medida de combate à corrupção na gestão de SP

Governador petista cita China ao falar sobre regulação das redes

Jerônimo Rodrigues disse que o Brasil precisa adotar um mecanismo de controle das plataformas digitais

Paulo Moura - 03/05/2023 14h37 | atualizado em 03/05/2023 15h29

Governador Jerônimo Rodrigues Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Ao comentar as discussões sobre o Projeto de Lei 2630/2020, o PL das Fake News, nesta terça-feira (2), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), citou a China como exemplo de regulação das redes sociais. Ao defender a posição do governo brasileiro de controlar as redes, o petista disse ter sentido “na pele” como o governo chinês estabelece e cumpre regras sobre o tema.

– Na China, eu pude vivenciar um controle. É claro que o formato de poder é outro, mas eu presenciei e senti na pele esse controle das redes sociais por conta do governo chinês que estabelece regras e cumpre regras em relação ao uso das redes sociais – declarou Rodrigues em entrevista ao portal UOL.

Em seguida, ao ser questionado se o exemplo era infeliz, visto que a China adota uma política totalitária de controle extremo sobre a informação de seus cidadãos, o chefe do Executivo baiano demonstrou irritação e disse que o Brasil não pode deixar de ter controle sobre as redes sociais.

– Não é infeliz. Eu citei, se você pegar como eu comecei a comparação, eu falei do modelo que existe na China, mas nem um lado nem outro. Não dá pra gente não ter controle sobre isso [as redes] – afirmou.

Ao final, Jerônimo reconheceu que o modelo chinês não dá liberdade ao usuário nas plataformas digitais, mas defendeu que as redes sociais sejam regulamentadas no Brasil.

– Não pude acessar com a liberdade que a gente achava que deveria ter. O modelo totalitário é outro extremo, mas a China que avalie seu modelo. Eu só quis dizer que o Estado brasileiro precisa ter controle sobre isso. Uma ferramenta que entendemos que faz a economia girar, que pode fazer a cultura girar, se utilizada de forma descontrolada, temos que regulamentar isso – finalizou.

Leia também1 Juiz que determinou ida de Lula a presídio é dispensado de órgão
2 Família sobre ator Jamie Foxx, internado há 3 semanas: "Orem"
3 Meirelles teme que Lula repita Dilma e cause recessão no país
4 Medalhista de ouro na Rio 2016 morre aos 32 anos de idade
5 Culto da Portas Abertas terá cantores e convidados internacionais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.