Leia também:
X Mãe que perdeu o filho após vacina escreve carta a Queiroga

Google homenageia centenário de Paulo Freire com ‘Doodles’

Escolha dos temas e personalidades homenageadas é alvo de críticas

Pleno.News - 19/09/2021 15h07

Paulo Freire é homenageado pelo Google Foto: Divulgação/Instituto Paulo Freire

O Google decidiu homenagear o educador Paulo Freire em seu centenário, neste domingo (9), através dos famosos ‘Doodles’ – animações que ficam na página inicial da plataforma e que, quando clicadas, encaminham o internauta para mais informações sobre o tema ou personalidade.

Considerado o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire completaria 100 anos hoje. O recifense se tornou referência na educação pelo seu método de alfabetização – que chegou a ser aplicado em países da África, como Moçambique e Guiné-Bissau, e da América Latina, dentre os quais Chile e Nicarágua.

No entanto, a figura de Paulo Freire também é alvo de críticas, sobretudo por defender que a educação é um “ato político”, e que deve ser levado em consideração o contexto político em que se vive no momento da aprendizagem.

Doodle do Google pelo centenário de Paulo Freire Foto: Reprodução

– Professores e alunos devem estar cientes das ‘políticas’ que cercam a educação. A forma como os alunos são ensinados e o que lhes é ensinado serve a uma agenda política – defendia o pedagogo.

A homenagem do Google suscitou críticas, entre elas a do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que acusa o método de Freire de impor uma ideologia dentro da Educação.

Recentemente, uma decisão da Justiça impediu o governo do presidente Jair Bolsonaro de “atentar contra a honra” de Paulo Freire.

– Uma ONG entra na justiça por razão ideológica; juíza dá razão à ONG, jornal enaltece a causa; Google a apoia. Olhe quantos atores ideológicos envolvidos, cientes ou não que servem a uma ideologia, e perceba a batalha de longo prazo que ainda temos para reverter todo esse lixo ideológico que atrasa o Brasil. E não estranhe se o próximo Google for com cara do Lula – escreveu o deputado.

Crítica de Eduardo Bolsonaro ao Google Foto: Reprodução

POLÊMICA COM OS DOODLES
Neste ano, o Google foi confrontado por internautas por não homenagear o feriado da Páscoa, tradicional festa cristã. Em sua defesa, a plataforma alegou que não celebra feriados religiosos.

– Não temos Doodles para feriados religiosos, de acordo com nossas diretrizes atuais de Doodle. Os rabiscos podem aparecer para algumas celebrações não religiosas originadas de feriados religiosos, como o Dia dos Namorados, o Festival das Cores de Holi, Tu B’Av e o período de férias de dezembro, mas não incluímos imagens religiosas ou simbolismo como parte de esses – disse.

Leia também1 Justiça proíbe União de "atentar contra honra" de Paulo Freire
2 Eduardo B. lamenta proibição de 'críticas' a Paulo Freire
3 Cambistas vendem ‘passaporte da vacina’ falso em show no Rio
4 Bolsonaro minimiza: 'Datafolha não é parâmetro para nada'
5 Jair Bolsonaro embarca para NY para Assembleia da ONU

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.