Leia também:
X Damares sobre governo Lula: “Só estamos vendo falação”

Goiás: Banca anula questão que chamava PMs de milicianos

O instituto responsável pela prova anulou a questão e pediu desculpas aos militares

Leiliane Lopes - 12/02/2023 19h14 | atualizado em 13/02/2023 12h26

Enunciado da prova para escrivão da Polícia Civil de Goiás foi anulada Foto: Reprodução

Uma questão do concurso público para escrivão da Polícia Civil de Goiás precisou ser anulada após causar polêmica por chamar os policiais militares de milicianos.

O Instituto AOCP, responsável pelo certame, decidiu pela anulação com a justificação de que o enunciado apresentou “contextualização e termo inadequados para o ambiente das forças de segurança”.

Segundo o instituto, a palavra miliciano ganhou um novo sentido atualmente, fugindo do seu significado real. De fato, nos dicionários, milicianos se referem ao conjunto de forças militares, tropa ou organização militar.

Todavia, nos dias atuais o termo passou a ser uma referência a policiais que cometem crimes. Por essa razão, o enunciado da questão 58 do concurso da Polícia Civil causou tanta polêmica.

A própria Polícia Militar de Goiás (PMGO) não gostou do uso da palavra na prova e o coronel André Henrique criticou o enunciado.

– Nos ofendem gratuitamente, e devem, ao mínimo, uma severa retratação. Isso, entretanto, não eximirá a busca do caminho judicial, para que não mais subjuguem não só a PMGO, mas todos aqueles, policiais militares homens e mulheres, que pelo país afora, prestam serviços com seu próprio suor e sangue em benefício da preservação da ordem pública – declarou o coronel.

PEDIDO DE DESCULPAS
O Instituto AOCP, de fato, emitiu um pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos.

– Apesar das definições da língua, o Instituto AOCP pede desculpas à Polícia Militar do Estado de Goiás e demais organizações policiais, militares e de segurança pública. Atuamos em diversos concursos da área de segurança pública em todo o território nacional, incluindo a Polícia Militar de outros estados, e temos respeito e admiração pelo trabalho exercido por esses profissionais.

Leia também1 Damares sobre governo Lula: “Só estamos vendo falação”
2 Goleiro de 25 anos cai no campo e morre após defender pênalti
3 Papa lamenta condenação de bispo opositor de Ortega
4 Jair Bolsonaro aparece sorrindo em almoço na Flórida
5 Ministro Ricardo Lewandowski participa de evento do MST

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.