Leia também:
X Bolsonaro fará pronunciamento nacional na noite desta terça

Gilmar sobe o tom após voto de Marques: ‘Não há salvação para o juiz covarde’

Ministro fez insinuações sobre voto do colega a favor de Sergio Moro

Pleno.News - 23/03/2021 17h36 | atualizado em 23/03/2021 17h54

Ministros do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques e Gilmar Mendes Foto: STF/Fellipe Sampaio

Embora já tenha votado para declarar o ex-juiz Sergio Moro parcial na ação do triplex do Guarujá, que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Gilmar Mendes voltou a falar sobre o caso durante o julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em uma fala de mais de uma hora, Gilmar atacou o voto do ministro Kassio Nunes Marques, que se posicionou a favor de Moro no julgamento. Um dos principais pontos levantados por Kassio, e rechaçados por Gilmar, é o de que o habeas corpus não seria a via instrumental adequada para examinar a conduta do ex-juiz da Lava Jato.

– Desculpe a ênfase, mas é preciso que todos nós tenhamos a noção da responsabilidade do caso que estamos julgando. Não se trata de ficar brincando de não conhecer de habeas corpus. Atrás muitas vezes da técnica de não conhecer habeas corpus se esconde um covarde. E vou falar: o bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde – disse Gilmar, exaltado.

– Esta Corte, por pessoas mais sábias do que nós, já disse de maneira muito clara que o habeas corpus é sim instrumento para afirmar a suspeição de magistrado. Nunca se cogitou de trazer a parte do processo, e quem já estudou alguma coisa de habeas corpus sabe que ele tem uma estrutura processual muito peculiar – acrescentou.

Integrante da chamada “ala garantista” do tribunal, Gilmar rebateu ponto a ponto o voto do ministro Kassio Nunes Marques logo após o colega se posicionar contra a suspeição do ex-juiz.

– Estamos em julgamento histórico, e cada um passará para a história com seu papel. Esses temas não admitem covardia. Falsos espertos acabam sendo pegos e desmoralizados – afirmou Gilmar.

GILMAR FALA EM “GRANDE ESCÂNDALO”
Na avaliação do presidente da Segunda Turma, os pontos levantados pela defesa de Lula mostram uma atuação enviesada e fora dos limites da lei.

– O meu voto está calcado nos elementos dos autos. Agora realmente me choca tudo aquilo que se revela, e a defesa que se faz. “Ah, pode ter havido inserções, manipulações?”. Eu já disse aqui: ou o hacker é um ficcionista, ou nós estamos diante de um grande escândalo, e não importa o resultado deste julgamento, a desmoralização da Justiça já ocorreu, o tribunal de Curitiba é conhecido mundialmente como um tribunal de exceção – disse Gilmar, para quem falar em validade ou não de provas seria “conversa fiada”. “Não estamos a falar aqui de prova ilícita”, afirmou ele.

Gilmar também criticou o fato de Nunes Marques ter falado em “garantismo” ao votar.

– Nada tem a ver com garantismo. O que isso tem a ver com garantismo? Nem aqui nem no Piauí”, respondeu Gilmar, em referência ao estado do colega, que é piauiense. “Juiz e promotor combinando ações em nome de uma suposta legalidade. É disto que se cuida”, frisou.

Um dos principais pontos levantados por Gilmar Mendes foi o grampo do escritório de advocacia de Cristiano Zanin, que defende o ex-presidente.

– Todos os 25 advogados de escritório e seus respectivos clientes foram grampeados. Ministra Cármen, 25 advogados do escritório. Vossa Excelência, ministro Kássio, é um egresso da Ordem dos Advogados do Brasil – disparou Mendes.

*Estadão

Leia também1 Mendes quer reformular lei de lavagem de dinheiro: 'Exagero'
2 Gilmar se irrita com voto de Nunes Marques: 'É uma indecência'
3 Kassio Nunes vota contra a tese de suspeição de Sérgio Moro
4 STF rejeita pedido de Bolsonaro contra lockdowns em estados
5 Fux derruba liminar que liberou cultos religiosos no Recife

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.