Leia também:
X DF: No Planalto, funcionário morre por causa de mal súbito

Gilmar Mendes decidirá sobre CPI de mensagens vazadas

Ministro foi sorteado para relator um pedido da deputada Joice Hasselmann

Henrique Gimenes - 19/09/2019 18h16

Ministro Gilmar Mendes, do STF Foto: EFE/Rosinei Coutinho

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o responsável por decidir sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das supostas mensagens vazadas de procuradores da Lava Jato. A informação foi dada pelo site O Antagonista.

Gilmar foi sorteado para relatar um pedido apresentado pela deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso, para impedir a instalação da CPI da Vaza Jato. Para a parlamentar, não haveria um motivo para investigar o atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e procuradores da operação Lava Jato.

O pedido para a criação da comissão que irá investigar a “suposta articulação entre os membros da Procuradoria da República no Paraná e o então juiz Sergio Moro“ foi apresentado à mesa diretora da Câmara dos Deputados na sexta-feira (13). A medida conta com a assinatura de 175 parlamentares.

O texto foi elaborado por oito deputados, André Figueiredo (PDT-CE), Alessandro Molon (PSB-RJ), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Ivan Valente (PSOL-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP), Paulo Pimenta (PT-RS) e Tadeu Alencar (PSB-PE).

O documento diz que as “questões reveladas são de uma gravidade ímpar. Se houve, de fato, comunhão entre o Poder Judiciário e Ministério Público, constata-se violência contra o Estado Democrático de Direito e os princípios constitucionais”.

Leia também1 Weber nega soltar 2 suspeitos de hackear autoridades
2 Deltan chama de revanchismo ações do STF contra Lava Jato
3 Juiz que rejeitou denúncia de Lula já trabalhou com Gilmar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.