Leia também:
X Estátuas ganham máscaras em luta contra a Covid-19

Gilberto Dimenstein morre após luta contra o câncer

Jornalista atuou na CBN e Folha e foi fundador do site Catraca Livre

Rafael Ramos - 29/05/2020 12h12 | atualizado em 29/05/2020 16h10

Gilberto Dimenstein morre aos 63 anos Foto: Reprodução

Fundador do site Catraca Livre, o escritor e jornalista Gilberto Dimenstein morreu, nesta sexta-feira (29), em decorrência de um câncer de pâncreas. Aos 63 anos, Gilberto foi comentarista da CBN e diretor da Folha de S. Paulo, na sucursal de Brasília, e correspondente internacional em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

No exterior, ele desenvolveu o projeto de Comunicação para a Cidadania, a convite da Universidade Harvard, em Cambridge. Com mais mais de 40 anos de carreira, o jornalista passou pelo O Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Última Hora e revistas, como a Veja.

Reconhecido por se dedicar aos temas sociais, Gilberto recebeu uma bolsa de estudos da MacArthur Foundation para investigar a violência e prostituição da criança na Amazônia. A reportagem deu origem ao livro Meninas da Noite – A Prostituição de Meninas Escravas no Brasil, lançado em 1992.

Em seu currículo ainda constam a criação da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e a ONG Cidade Escola Aprendiz, onde se desenvolve o programa Bairro-Escola, replicado com apoio do Unicef e Unesco em vários estados e cidades do país.

A morte do jornalista foi lamentada pelo governador de São Paulo, João Doria, que disse que “o jornalismo e a sociedade perdem um olhar humanista e solidário”.

Leia também1 Lembre a trajetória brilhante de Gilberto Dimenstein
2 Comentarista da CNN faz saudação nazista ao vivo
3 Estátuas ganham máscaras em luta contra a Covid-19
4 EUA: Delegacia é invadida em novos atos por morte de Floyd
5 Covid-19: Brasil já é o segundo com maior número de curados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.