Leia também:
X Yudi tem alta do hospital e será acompanhado por médicos

Funcionários da TV Globo fazem protesto contra a emissora

O Movimento Esmeralda tem alta adesão contra diferentes tipos de assédio praticados na empresa

Pleno.News - 23/05/2023 20h44 | atualizado em 24/05/2023 11h50

Patrícia Poeta, Felipe Andreoli e Ana Maria Braga vestiram verde nesta segunda-feira (22) Foto: Reprodução/Gshow

Uma manifestação batizada de Movimento Esmeralda, iniciada por artistas, jornalistas, técnicos e auxiliares administrativos da Rede Globo, ganhou forte repercussão nas redes sociais desde a última segunda-feira (22) após Ana Maria Braga, Felipe Andreoli e Patrícia Poeta usarem roupas verdes durante a apresentação do Mais Você e do Encontro, respectivamente. O público acredita que eles também aderiram, de forma silenciosa, o ato que acontece em apoio à engenheira Esmeralda Silva (nome fictício), que trabalhou na emissora entre os anos de 2017 e 2018. Ela foi atacada por quatro homens, em ocasiões diferentes, durante o horário de trabalho.

Em uma ação trabalhista que moveu contra a Globo por assédio sexual, assédio moral e xenofobia, Esmeralda ganhou uma indenização no valor de R$ 2 milhões. A empresa propôs um acordo, que não foi aceito, e depois recorreu. O caso está no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília (DF).

O Movimento Esmeralda começou a ser articulado após uma reportagem divulgada pela revista Piauí, na última sexta-feira (19). A ideia partiu das equipes de jornalismo e ligadas ao Centro de Transmissão e Recepção de Sinais, setor onde Esmeralda trabalhava e sofreu as agressões, em São Paulo.

Nas imagens que circulam na internet, mulheres – todas usando verde, dado o fato de a engenheira ter escolhido o pseudônimo Esmeralda – seguram cartazes nos quais estavam escritas as frases “Mexeu com uma, mexeu com todas” e “Somos todas Esmeralda”. Elas se reuniram em uma escadaria da Globo, em São Paulo, para fazer um retrato oficial do movimento.

De acordo com a Piauí, um dos quatro profissionais citados por Esmeralda em seus depoimentos à Justiça segue trabalhando na emissora. Há ainda um segundo caso relatado na reportagem, mas cujos detalhes ainda são desconhecidos, uma vez que a vítima não quis depor em uma ação aberta. Por causa do ocorrido, ela relatou ter enfrentado ansiedade, cefaleia, insônia, alteração intestinal e urinária.

NOVO DEPOIMENTO NO RIO DE JANEIRO
Esmeralda vai prestar depoimento na próxima quinta-feira (25) em uma audiência de instrução na 36ª Vara do Trabalho, do Rio de Janeiro, em uma ação civil pública por assédio sexual que o Ministério Púbico do Trabalho move contra a Rede Globo.

O procurador Francisco Carlos da Silva Araújo, autor da denúncia, juntou o caso de Esmeralda com o das denunciantes do caso que envolve o ex-diretor de humor Marcius Melhem, denunciado por várias colegas da Globo. Ele nega ter cometido qualquer episódio de assédio.

Em nota, a emissora disse estar ciente do Movimento Esmeralda e destaca que “a livre manifestação dos profissionais da empresa está em total alinhamento com a nossa gestão de transparência e diálogo permanente. De qualquer forma, a Globo reitera que não comenta casos de Compliance e aproveita para reiterar também que a empresa mantém um Código de Ética em linha com as melhores práticas atualmente adotadas, que proíbe terminantemente o assédio e deve ser cumprido por todos os colaboradores, em todas as áreas da empresa”.

A nota finaliza dizendo que “da mesma maneira, a Globo mantém uma ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação de seu Código de Ética, que são apurados criteriosamente, com a punição dos responsáveis por desvios. Nesse mesmo Código, assumimos o compromisso de sigilo em relação a todos os relatos de Compliance, razão pela qual não fazemos comentários sobre as apurações. Nosso sistema de Compliance também prevê o apoio integral aos relatantes, proibindo qualquer forma de retaliação em razão das denúncias”.

*AE

Leia também1 "Com 14 anos, queriam saber se eu era virgem", relata Angélica
2 Melhem diz que acusadoras não são freiras carmelitas
3 Melhem ameaça expor vídeos de Dani para provar inocência
4 Ministra da Ciência defende deputado acusado de assédio
5 Jandira pede investigação de deputada assediada na Câmara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.