Frias culpa ‘herança maldita do petismo’ por fogo na Cinemateca
Maior acervo do audiovisual brasileiro foi atingido por grande incêndio
Gabriela Doria - 30/07/2021 12h26 | atualizado em 30/07/2021 12h48
Um dia após o incêndio na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o secretário Especial de Cultura, Mario Frias, usou as redes sociais para atribuir o incidente ao sucateamento promovido pelo PT no setor cultural do Brasil.
A declaração de Frias é uma resposta às críticas do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que disse que o Brasil está “nas trevas bolsonaristas”.
– O estado [em] que recebemos a Cinemateca é uma das heranças malditas do governo apocalíptico do petismo, que destruiu todo o Estado para rapinar o dinheiro público e sustentar uma imensa quadrilha de corrupção e sujeira criminosa – afirmou o secretário de Cultura.
Ainda segundo Frias, o Brasil teria mais investimento em cultura se não fossem os desvios promovidos nos governos do PT.
– [Se] Não tivessem feito isto, teríamos verba para criar mil novas cinematecas – concluiu o secretário.
O ministro Gilson Machado, do Ministério do Turismo, que engloba a Secretaria Especial de Cultura, complementou as declarações de Frias.
– Petismo é isso: quando a montanha fala, ela cria o problema e culpa quem está tentando resolvê-lo. Quantas cinematecas seriam criadas com os bilhões que foram judicialmente devolvidos no Mensalão e na Lava Jato? Afinal, no bolsonarismo, não temos [como] presidente [um] ex-presidiário – disse Machado.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio que atingiu um galpão de mil metros quadrados na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, na noite de quinta-feira (29), teve início durante a manutenção do sistema de ar-condicionado. O dano ao acervo, que reúne décadas da produção do audiovisual nacional, ainda não foi estimado.
A Cinemateca foi interditada pelo Corpo de Bombeiros nesta sexta (30).
Leia também1 SP: Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira
2 Frias sobre Cinemateca: PF fará perícia para saber se incêndio foi criminoso
3 SP estuda contestar na justiça mudanças na Lei Rouanet
4 Regina Duarte chama artistas que a atacaram de "perversos"
5 Governo Federal publica decreto que regula a Lei Rouanet