Leia também:
X São Paulo bate novo recorde de mortes pela Covid em 24 horas

Fiocruz vai pedir aval para testar vacina de Oxford em crianças

Imunizante tem registro da Anvisa apenas para uso na população acima de 18 anos

Pleno.News - 30/03/2021 18h13

Fiocruz vai pedir aval para testar vacina de Oxford em crianças Foto: Freepik

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, afirmou nesta terça-feira (30), que um pedido será apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização no Brasil de estudo com crianças da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19.

A vacina da AstraZeneca, que atualmente é envasada pela Fiocruz e posteriormente será totalmente produzida pela fundação, recebeu registro da Anvisa para uso na população acima de 18 anos. Até o momento, nenhuma vacina da Covid foi testada no Brasil para uso em crianças e adolescentes.

– Nesse momento deve ter início, deve-se entrar com protocolo para pesquisa no Brasil da vacina que nós estamos produzindo na Fiocruz a partir do acordo com a AstraZeneca, para uso pediátrico. Então, espero que em breve nos tenhamos a aprovação desse estudo – disse a presidente da Fiocruz em evento online sobre a Covid-19 com a presença também de autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A gestora também destacou a necessidade de haver vacinas para os mais novos.

– Acho que tem que ser de fato um dos focos de atenção ter (a vacina) aprovada para uso pediátrico e em adolescentes também – acrescentou Nísia, que citou ainda a importância da realização de estudos da vacina em gestantes, outro grupo ainda fora da campanha de imunização contra a doença.

A Universidade de Oxford, que desenvolveu a vacina em parceira com a AstraZeneca, anunciou no mês passado que lançou um estudo para avaliar a segurança e a resposta imune do imunizante em crianças pela primeira vez. A presidente da Fiocruz também afirmou, no evento online realizado pela OMS, que a vacinação brasileira deve avançar em abril, quando alguns estados conseguirão vacinar toda a população acima de 60 anos, segundo ela.

*Estadão

Leia também1 Covid-19: Saúde inclui pessoas com HIV em grupo prioritário
2 Órgão apenas indica vacina da AstraZeneca para maiores de 60
3 SUS: AGU recorre da liberação de sindicatos de doarem vacinas
4 Na Alemanha, nove morrem após receber vacina de Oxford
5 Paraguai suspende Covaxin após decisão da Anvisa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.